Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
TAMBORMÁTICA
Divina Rosa de Souza

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


O interesse pelo tema do trabalhosurgiu através da participação dos alunos do 6º ano no projeto de leitura, quea Escola Municipal Jonas Alves de Souza, localizada no município de Jaraguá doSul, Santa Catarina. A disciplina de Matemática participa do projeto, atravésda leitura de contos, de lendas e de poesias de autores africanos ou de textosrelacionados a aspectos culturais, sociais, econômicos ou curiosidades sobre ocontinente africano. Após a leitura do conto popular da Guiné Bissau, “a Lendado Tambor Africano”, os alunos levantaram questionamentos sobre as formas dotambor, que serviram de motivação para a introdução de conhecimentosmatemáticos. O nosso grande desafio seria explorar os conceitos matemáticos degeometria, medidas de comprimentos, superfície e volume, utilizando as formasdo tambor. Iniciamos o trabalho, relacionando elementos do texto do contopopular, tais como o formato da lua e do tambor aos conceitos geométricos.Surgiram, então, as formas circulares, cilíndricas e também medidas decomprimento, superfície e volume. Foram explorados os conceitos dimensionais naplanificação da forma cilíndrica do tambor e de corpos redondos em relação àforma espacial. Utilizando a parte superior de um tubo de papelão e deplástico, e um pandeiro, estudamos os conceitos de circunferência e círculo,área de uma região circular e comprimento de uma circunferência. Foramexplorados também conceitos de fórmulas, a relação do tambor com um cilindro,conceitos e cálculos de planificação, formas geométricas, bem como, área,perímetro, volume e valores monetários. A realização do trabalho possibilitouaprender matemática de forma significativa permitindo ao aluno estabelecer, atodo momento, a relação entre a teoria e a prática. Houve um envolvimento muitogrande na construção dos instrumentos musicais, tambor e ganzá, típicos dacultura africana, proporcionando momentos de integração entre a cultura e ossaberes matemáticos, pois foi oportunizado aos alunos conhecer a origem, osaspectos culturais e a importância desses instrumentos musicais na cultura dospaíses africanos.Palavras-chave: Matemática; Tambor; Cultura Africana.

Texto completo: PDF