Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
SAÚDE BUCAL E A MATEMÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR
Eliane Mafra Seubert

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Osdesafios da contemporaneidade com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA)estão focalizados em grande parte ao desafio de trazer significado econtextualização das problemáticas apresentadas durante o processoensino-aprendizagem. A Andragogia, teoria de ensino de adultos, nos remete abuscar no universo dos educandos, as questões e respectivas soluções quenortearão as ações pedagógicas que são planejadas para a modalidade. Com estepensamento e, preocupados em desenvolver um projeto que tivesse sentido para osalunos, partimos do levantamento feito em toda a nossa unidade escolar pelaequipe de Saúde Bucal, que constatou a necessidade de trabalharmos aincorporação de hábitos de alimentação e higiene bucal. Assim, desenvolvemos oseguinte objetivo para o projeto: conscientizar-se da importância de hábitossaudáveis de higiene bucal e suas consequências para a saúde de todo o corpohumano. Para atingirmos o propósito, destacamos algumas ações metodológicas: aleitura dos dados coletados pela equipe de saúde bucal, que permitiu que asturmas de 8º ano e 8ª série fizessem a leitura e interpretação de dados, bemcomo a construção de gráficos indicando as características do grupo analisado.Concomitante a esse procedimento, analisamos as informações e partimos para aparte de conscientização, que foi composta do período de palestras ofertadaspela equipe de saúde bucal da escola, bem como, de outros profissionais queforam convidados para falar em suas diversas áreas de conhecimento relacionadasao projeto. Na continuidade, os alunos partiram para os conhecimentosmatemáticos relacionados ao processo de analise dos dados. São alguns exemplos,a pesquisa de preços de tratamentos e equipamentos de higiene, desde o flúoraté escovas adequadas para cada pessoa, bem como, a variação dos preçospraticados pelos profissionais da odontologia na cidade. Trabalhados os dados,podemos indicar os conhecimentos matemáticos que foram utilizados: porcentagem,regra de três, equações, tabelas, gráficos, formação de preços, custos. Comoresultados esperados, a diminuição dos casos de cárie em nossa unidade, é umdos mais esperados através da conscientização dos alunos. Não menos importanteé o fortalecimento do programa de saúde bucal, que constatou que os alunosnovos e transferidos, apresentam índice superior de casos de cárie, o quedemonstra qualidade no trabalho realizado na unidade escolar. Como conclusãonosso trabalho identifica a relevância do ensino com significado, que mostraque ao partimos do cotidiano dos alunos para o ensino contextualizado damatemática, conseguiremos motivar alunos e professores no processoaprendizagem.Palavras-chave: Saúde Bucal; Leitura de Gráficos; Análise Dados.

Texto completo: PDF