Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
ENTRE BRINQUEDOS E CAIXAS A MATEMATICA SE ENCAIXA
Elisete Gumz Cipriani

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Na educação infantil a matemática está presente entre brinquedos e caixas ondepriorizamos o conhecimento que trazem em suas malas juntamente com ações planejadaspara este grupo. Caixas pequenas, médias e grandes que serviam para organizaras propostas começaram a fazer parte do cenário. Simples caixas que despertaraminteresse e começaram a criar vida onde as crianças se escondem, entram e saeme transformam a mesma em vários objetos diferentes ganham cores e nomes. Ascores estão presentes nas poesias, musicas e passam a colorir papeis que setransformam em formas. Essas formas coloridas organizam filas e quantidades decrianças em cada espaço. As crianças organizam o seu pensar e se divertem compeças de montar e encaixar onde conseguem seriar torres e demais obras portamanho. Tendo como objetivo ampliar o conhecimento, interagindo em diferentesgrupos envolvendo relações de quantidades, cores, formas, tamanhos e noção deespaço. Organizamos para a turma Barco Pirata no tempo/espaço das crianças detrês e quatro anos o dominó, tangram, amarelinha, jogo deargolas, sequência lógica de formas geométricas, sacola mágica, brincadeiras noparque, de casinha e no faz de conta. Por que assim desenvolvem e desafiam acapacidade para pensar e resolver seus problemas, estimulando  o contato com texturas, tamanhos, grandezas,medidas, contagens, comparações, identificações e classificações permitindo eampliando suas capacidades de analisar, deduzir, refletir e argumentar emdiversos tempos/espaços e agrupamentos. As cores também se transformam emhistória que como mágica se misturam como um arco Iris. Montamos um álbum comfiguras de pirata que pesquisaram com os pais para fazer parte deste álbum, eagora estamos pesquisando as corujas que se alojaram no parque. Nossosquestionamentos iniciais se referem a quantidade que aparentemente são duas ese são um casal. Segundo as crianças é o pai e a mãe. No tridimensional trabalhamoscom a massa de biscuit onde as crianças amassaram, dando cor e forma a massa.Em um segundo momento classificaram por cores e tamanhos. É uma turma críticaque questiona, revelando avanços nas cores e quantidades em organizações que sereferem aos jogos, nas brincadeiras e nas histórias. Quando brincam em gruposou mesmo sozinhas, fazem de suas brincadeiras uma pratica social, onde aprendema contar, a distribuir e a organizar, desenvolvendo noções e representaçõesmatemáticas. Não há lugar no corpo da criança sem a matemática. Crianças quenão falavam, nem se manifestavam, não mostravam interesse, não respondiamperguntas... Hoje questionam, participam, jogam e brincam com desafios ebarreiras, algumas ainda estão sendo enfrentadas. Isso é matemática, isso éeducação infantil. Quando se acredita, tudo é possível. São atividades emandamento dando continuidade conforme a curiosidade e o interesse das crianças. Palavraschave: Brincar – Caixas – Matemática

Texto completo: PDF