Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Comunicação, Linguagens e Matemática
Vilmair Flôres Junho

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


É necessário compreender a Matemática para entender o mundo. O estudante que relacionaa Matemática com as ações diárias de sua vida terá muito mais estímulo paradesenvolvê-la em sala de aula. O Projeto Comunicação, Linguagens e Matemáticateve início após a constatação de um problema em nossa Unidade Escolar: adificuldade dos alunos com a leitura e a escrita. O objetivo do projeto é fazercom que os alunos façam uso dos textos impressos em jornais, observando alinguagem matemática presente nestes textos e, que também possam de possedesses textos, estabelecer relação de uso com o cotidiano. A Matemática,especialmente, só faz sentido para os alunos se, eles puderem relacionar comsituações reais de sua vida.  A linguagemMatemática está presente na variedade de textos nos jornais impressos. E, osalunos, utilizam o jornal para muitas leituras. O projeto Comunicação,Linguagens e Matemática foram desenvolvidos, neste primeiro semestre, com osalunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do GEM Deputado Waldemar Rupp. Osalunos apresentam dificuldades com relação à leitura, interpretação e escrita.Dessa forma, o trabalho com a variedade de gêneros textuais, presentes nosjornais impressos é relevante para o estudo da Matemática. Os textosselecionados pelos alunos apresentam linguagem matemática, que permite aoseducandos relacionar aos conceitos matemáticos. Habilidades como pesquisar,selecionar, recortar, analisar e comparar proporciona aos alunos autonomia emelhor desempenho em todas as disciplinas. Os alunos foram desafiados a criaremuma trilha para o jogo Desafios da Linguagem Matemática. O jogo desenvolve,além da habilidade com cálculo matemático, a habilidade de interpretar problemas matemáticos, compreender enunciados.Os alunos, juntamente com seus professores, realizaram várias atividades emsala de aula. Com a disciplina de Artes, foram confeccionados cestas, quadros,utilizando material reciclável: folhas de jornal. As turmas do 1º e 2º anodesenvolveram atividades de recorte e colagem. O 3º, 4º e 5º ano realizaramatividades de produção te textos, utilizando para essa atividade, as figurasrecortadas dos jornais. Elaboração de situações problemas, envolvendo diversosconteúdos e assuntos matemáticos, observando dados matemáticos presentes naspropagandas impressas nos jornais. Vale salientar a valorização da leitura noestudo dos problemas matemáticos. Dados históricos e geográficos, tambémserviram de fonte para a construção de gráficos e registros de períodos da história.  O projeto Comunicação, Linguagens eMatemática possibilita ao aluno a desconstrução de conceitos matemáticos para aconstrução de um novo conceito matemático, com incentivo para a criatividade eprezando pela ampliação do conhecimento matemático.                Palavras-chave: Jornalimpresso, gêneros textuais, matemática.

Texto completo: PDF