Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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MATEMATICAMENTE ESTUDANDO A BICICLETA
Sandra Denise Floriani

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


A bicicleta foi o primeiro meio de transportetotalmente desenvolvido pelo homem. Ela existe desde 1817. Nessa altura erafeita de madeira, mas não tinha pedais. Só, cerca de 50 anos depois apareceu a1ª bicicleta com pedais.             Segundodados de Abraciclo, o Brasil é o 3º maior fabricante de bicicletas do mundo,com 5,5 milhões de unidades produzidas em 2007, atrás da China e da Índia,países que concentram 76% da produção mundial. Além disso, o Brasil foi em 2007o 5º maior mercado consumidor de bicicletas do mundo, e possuía nesse mesmo anouma frota de 65 milhões de bicicletas nas ruas.            Abicicleta promove a saúde, opção de mobilidade sustentável, e meio depreservação do meio ambiente. Em muitas cidades, a bicicleta ainda é o meio detransporte dos pobres, e  carro é osímbolo de status de pessoas ricas. A bicicleta não é um rótulo de condiçãosocioeconômica, e sim um simples e eficiente meio de transporte. Praticamentetodas as classes sociais podem ter uma bicicleta. Utilizar a bicicleta para irao trabalho, à escola ou ao mercado, não significa que falta dinheiro paracomprar um carro. Muitas vezes, o carrão fica na garagem, e a bicicleta é omeio de transporte oficial nos pequenos trajetos. Os custos para manter umabicicleta são muito menores do que manter um automóvel ou uma moto. O que fazvaler a pena não só pra economia das pessoas mais como também nasustentabilidade.             Umtipo de bicicleta é a bicicleta elétrica, que pode ser usada com motor quandoacionada, chegando até 25 km/h, ou com uma bicicleta tradicional.            Pelaatual legislação, qualquer modelo de bicicleta elétrica é classificado comoveículo ciclomotor, que precisa de emplacamento e habilitação específica. Alémdisso, os condutores são obrigados a usar capacetes e roupas especiais sob penade multa e apreensão do veículo e da carteira de habilitação.            Apolêmica sobre a regulamentação das bicicletas levou a Prefeitura do Rio apublicar um decreto equiparando os modelos elétricos às bicicletastradicionais, de propulsão humana e gerou controvérsia entre a Prefeitura e oDenatran. A Prefeitura de São Paulo também anunciou que a Companhia deEngenharia de Tráfego (CET) estuda quais medidas adotará para regulamentar ouso dos veículos.            Apósmais uma morte de ciclistas nas ruas, a Prefeitura de São Paulo decidiu tomaruma atitude. O secretário Municipal de Transportes assumiu o compromisso demultar motoristas que colocarem ciclistas em riso nas ruas da capital paulista.Colocar a vida de quem está de bicicleta em riso vai gerar punição de R$ 53,20 e três pontos na carteira dehabilitação do motorista infrator. A ação de fiscalização já ter entrado em vigor.

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