Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Rodando de Bike com a Matemática
Maurício Marchi

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


A matemática se faz presente nosmais diversos meios, espaços e situações. A partir disso podemos afirmar queela está em toda parte. Observando as propostas trazidas à sala de aula, resolvemostrabalhar sobre a bicicleta. A bicicleta é um meio de locomoção muito utilizadono dia a dia das pessoas, além de ser sustentável. Ela faz parte do cotidianode muitos alunos da escola. A palavra bicicleta, deriva do latim, bi (dois) edo grego kyklos (ciclos, rodas). Sendo um meio de transporte que vemacompanhando a população ao longo dos séculos, sofrendo diversas modificações eajustes para se chegar nos modelos que temos hoje. Consequentemente, percebemosque para melhor entendê-la precisaríamos partir do início, analisar e conhecersua história, seus componentes (peças) para conseguir compreender as demaiscoisas. O objetivo do nosso trabalho foi conhecer a história da bicicleta, aevolução que ela sofreu ao longo dos anos e como ela é formada. Partindo disso,buscamos perceber a matemática que se faz presente no estudo da bicicleta,desde o processo de criação até a venda. Iniciamos esse projeto, fazendopesquisa na internet e em revistas sobre a história e a evolução da bicicleta.Após, buscamos compreender como a bicicleta é formada, analisando-a eidentificando os nomes de cada peça e as formas geométricas presentes nela.Dando sequência a este processo de conhecer a bicicleta, fomos a duas empresasde nossa cidade, que fazem peças para este meio de transporte, desenvolver umapesquisa de campo através de um questionário. Concomitante a isso, outrosalunos foram a empresas que montam e reformam, para entender e partilhar com oscolegas, como é a construção da mesma. Baseando-se nisso, estudamos osconceitos e definição de circunferência, círculo, raio, diâmetro, corda. Paraentender como está o uso da bicicleta em nossa escola, elaboramos umquestionário e aplicamos com todas as turmas do ensino fundamental (desde o 1°ano até a 8ª série). Com este instrumental, elaboramos gráficos e tabelas quede uma maneira simples e dinâmica mostram o resultado dessa pesquisa. Aindafomos às lojas que vendem bicicleta e pesquisamos em sites, as marcas debicicleta e os valores as quais são vendidas. Com base nessa proposta,estudamos matemática financeira: porcentagem, acréscimo, desconto, jurossimples e composto. Por fim integrando tudo o que vimos, fomos ao Museu daBicicleta em Joinville. Todo esse estudo nos ajudou a compreender melhor abicicleta, além de percebê-la como um meio eficaz e sustentável. Concluindo,percebemos ainda mais como a matemática é necessária e está presente tambémneste meio de transporte, sendo útil para o cotidiano.Palavras-chave: Bicicleta; Matemática; Evolução; Construção.

Texto completo: PDF