Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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FUXICANDO A MATEMÁTICA
Claudia Regina Duarte Juffo

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


O fuxico, deidade secular, tem sua criação atribuída (cogitada) aos escravos africanos. Umpequeno círculo com as extremidades alinhavadas e franzidas inspiram a criaçãode pequenos enfeites e adereços, até a composição de peças maiores comocolchas, bolsas, vestidos, etc. O fuxico é um artesanato que está presente emtodas as regiões brasileiras, ele é uma das ramificações artesanais mais bemsucedidas no Brasil e começa a transpor as fronteiras com a ajuda dosestilistas brasileiros. O termo “fuxico”, em português, é sinônimo de “fofoca”(cochicho) e, segundo o folclore local, recebeu este nome uma vez que asmulheres se reuniam para costurar e cochichar sobre a vida alheia. O fuxicoesteve associado à classe social de baixa renda e/ou comunidades rurais. De umadécada para cá, com o surgimento da customização e a introdução de novastécnicas artesanais na moda e na decoração é que ele começou a ser maisvalorizado. O presente trabalho teve como objetivo mostrar a matemáticaaplicada de forma concreta, trabalhando-se de maneira prazerosa descobrindoconteúdos matemáticos em trabalhos manuais, usando o fuxico. Desenvolveram-seos seguintes conteúdos: áreas de figuras planas, como círculo, coroa circular,quadrado, retângulo, losango, a demonstração do valor do número PI, Teorema dePitágoras, trigonometria, o comprimento da circunferência e razão. O trabalhofoi efetuado pelos alunos da 8ª série 01, desta instituição, ondeconfeccionou-se, com fuxicos, a bandeira brasileira nas medidas e padrõesdeterminados pelo art. 5º, da Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971,“estabelecendo que para cálculos das dimensões, será tomada por base a largura,dividindo-a em catorze partes iguais, sendo que cada uma das partes seráconsiderada uma medida ou módulo (M), e o comprimento será de vinte módulos”,sendo assim optou-se em usar um fuxico valendo um módulo, construindo-se destaforma a bandeira obedecendo a lei em vigor, calculou-se desta maneira aquantidade necessária para cada figura geométrica que a compõe, utilizando-seas fórmulas de áreas de figuras planas. Acredita-se que o presente projetopermitiu demonstrar que a matemática pode ser trabalhada de forma concreta ediferenciada, neste caso através do artesanato, além de contribuir para odesenvolvimento da concentração, do raciocínio, da coordenação motora e dadisciplina.Palavras-chave: Fuxico; Geometria; Teorema de Pitágoras; Bandeira.

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