Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Matemática e História trabalhando juntas
Marilene Neuhaus Alves

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


AEscola de Educação Básica Pedro Américo, localizada na cidade de Agrolândia –Santa Catarina, proporciona aos alunos pesquisa de campo relacionandodiferentes disciplinas. O trabalho de campo que anualmente é realizado poroutra professora, a qual leciona a disciplina de História, foi a inspiraçãoinicial para realizarmos este projeto. O objetivo principal foi estudar o modocomo se estruturam as relações de trabalho estabelecidas em uma empresa,visando à integração no sistema capitalista aplicamos conceitosmatemáticos.  Para a iniciar, o projetofomos à empresa de telhas. Utilizamos questionários como método para coleta dedados dos valores de cada área de produção e dos materiais utilizados, o quepossibilitou a aplicação da matemática. Dentro da empresa, buscamos informaçõesrelativas ao como são produzidas as telhas e suas quantificações, número deempregados, principais locais para onde são exportadas as telhas que produzem,entre outros com um funcionário que nos acompanhou na visita. Um fatointeressante e de muita importância é de que ocorre a reutilização de todos osmateriais, causando um menor impacto no meio ambiente e consequentemente para asociedade. Além disso, todo o método de reutilização dos materiais gera menosdesperdício e mais lucros. Realizamos o projeto trabalhandoe  utilizando tabelas, gráficos,  funções de 1º grau, equação da reta, sistemasde equações, teorema de Pitágoras aplicando-os em todos os valores que obtemosna empresa. Utilizamos as funções nesse trabalho para ficar matematicamenteclaro o nosso objetivo principal. Nessa atividade de campo, percebemos aevolução que ocorreu na empresa, que ajudou no crescimento dando oportunidadede emprego com boa qualidade e que garante a segurança do empregado paraexercer sua função, assim como o cliente de receber um produto de boa qualidadee com garantia. A empresa de telhas vem evoluindo desde 1949, onde o trabalhoera totalmente manual. A partir do ano de 1996 começaram a produzir telhasesmaltadas. Atualmente, a empresa possui quase toda produção em máquinas dealta tecnologia. Com base no que vimos conseguimos aplicar e aprofundarconteúdos matemáticos, pois a valorização do trabalho coletivo entreprofessores de diferentes disciplinas, alunos e a comunidade permite umaprendizado mais significativo. Sendo assim, os conteúdos matemáticos contribuempara a efetivação deste aprendizado significativo.Palavras-chave: Pesquisa; Conhecimento;  Interdisciplinaridade.

Texto completo: PDF