Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
GEOPLANO AUXILIANDO NO RESGATE DE ALGUNS VALORES HUMANOS
Fernanda Voitexem Freitas Furni

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Aturma do 6º ano, da Escola Municipal Anaburgo da cidade de Joinville,tinha umcomportamento difícil, havia provocações mútuas, empurrões na fila de entrada,agressões físicas, verbais, além dos comentários maldosos. O andamento dasaulas era lento e pouco produtivo. Foi então que nós, professores, paramos,conversamos e avaliamos o comportamento da turma. Percebemos que o problema eramais entre eles e não com os professores. Nesse cenário, estudar geometriaparecia um caos, foi então que vimos a oportunidade de melhorar a turma aopasso que estudava geometria. O primeiro e grande desafio foi a construção deum geoplano, cada aluno trouxe para a sala 81 pregos e martelos. Em uma madeiraquadrada de lado 20cm e com um molde cada aluno construiu o seu material didáticoa ser utilizado nas aulas de geometria. As aulas seguintes foram para conhecere explorar o geoplano. Relacionando as partes do geoplano a conceitosgeométricos primitivos como ponto, reta e plano, assim como as suasnomenclaturas. Utilizamos o geoplano para traçar retas, construir formas,planificar sólidos geométricos, construir figuras simétricas, calcular medidade área e perímetro. Após conhecer esse instrumento didático tão rico,iniciamos o nosso trabalho para resgatar alguns valores humanos. Primeiro,construímos no geoplano as letras do alfabeto calculando seu perímetro e área.Depois, dividimos a sala em grupos onde cada grupo trabalhou com uma daspalavras: obrigado, desculpe, igualdade, verdade, respeito, disciplina esolidariedade. Com o auxílio de dicionários definiram as palavras, construíramcada letra no geoplano, relacionaram a palavra com o perfil da sala eelaboraram alguns trabalhos artísticos. O grande desafio foi iniciar otrabalho, pois a turma não tinha um bom relacionamento interpessoal e trabalharcom pregos, martelos e elásticos com alunos indisciplinados foi no mínimointimidador. O resultado foi surpreendente, a sala que mal dava para entrar noinício do ano está melhorando, as aulas de geometria estão produtivas,dinâmicas e interativas. Quanto à construção do geoplano não houve nenhumacidente, ao contrário os alunos mais agitados foram os mais envolvidosajudando uns aos outros, pois nem todos tinham habilidades com o martelo, ostrabalhos artísticos foram variados teve acróstico, paródia, músicas de autoriados alunos e até um correio geométrico. A turma continua falante, porém maisrespeitosa; esse progresso leva a pensar que projetos diferenciados edirecionados podem render bons resultados. O brilho no olhar, o envolvimento ea evolução social do aluno é gratificante.Palavras-chave: Geometria; Geoplano; Valores humanos.

Texto completo: PDF