Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
BITMAP DE UMA MATRIZ
JOELMA ROSSI WAGNER

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Estetrabalho é uma proposta de atividade para o ensino de matrizes e sua relaçãocom a formação de imagens digitais, com o 2° ano do ensino médio na E.E.B.Roberto Moritz. A escolha deste tema se deu pela sua importância no estudo damatemática e, de forma geral, pela dificuldade encontrada pelos alunos em seuentendimento, e ainda a sua aplicação a tecnologias utilizadas em nossocotidiano, como por exemplo, as imagens que você vê em uma página na internet,as fotos que você tira em seu celular ou em sua máquina digital são exemplos deimagens digitais e, é possível representá-las usando matrizes. Buscamoscompreender o conceito de matrizes, representar e interpretar uma tabela comouma matriz, identificar os seus elementos, reconhecer os diferentes tipos dematrizes, compreender e realizar operações, explorar o uso das matrizes emimagens digitais, mostrar como imagens digitais binárias podem serrepresentadas por matrizes e como certas manipulações de imagens são realizadasatravés de operações nas linhas e colunas da matriz correspondente. Aindaexplicaremos sobre a resolução de uma imagem, seja digital ou analógica, quedescreve o nível de detalhes que ela comporta. Quanto maior o número que aexprime, mais detalhamento a imagem oferece. Também estudaremos a relação entreresolução e pixels. Veremos qual a diferença entre imagens pretas e brancas,tons cinza e imagens coloridas através do sistema RGB de cores. Abordaremostambém, outras convenções como, descrever pixels por unidade de comprimento oude área, assim, como também é comum a referencia a pixels por polegada oupolegada quadrada. Iniciamos o trabalho estudando o que é uma matriz e seusconceitos, operações com matrizes e, em seguida, os alunos pesquisaram aaplicação de matrizes em nosso cotidiano. Os alunos iniciaram a pesquisaindividualmente, sendo que a maioria dos alunos relacionou as matrizes àformação de imagens digitais, demonstrando grande interesse e curiosidade.Surgiram varias perguntas: uma foto 3x4 representa uma matriz de ordem3x4?  Uma foto preta e branca pode serrepresentada pela mesma matriz de uma foto colorida? Então os alunosdividiram-se em grupos e cada grupo montou uma apresentação sobre uma das dúvidasque surgiu na sala. Propor uma atividade a uma turma de segundo ano com estetema possibilitou desenvolver uma maior habilidade com operações de matrizes eseus conceitos, estimulando o interesse dos alunos, bem como levou a uma maiorfixação destes conceitos.  Aindaproporcionou aulas muito prazerosas, pois, relacionamos um conteúdo básico dematemática com tecnologias atuais, que, por exemplo, serão utilizadas na Copado Mundo de 2014. Palavraschave: Matrizes, resolução, imagens digitais.

Texto completo: PDF