Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
A MATEMÁTICA AJUDANDO A SER = NAS ≠
José Ayslan Carlos Monteiro

Última alteração: 2015-03-05

Resumo


Escola inclusiva é aquela que garante aqualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo erespeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suaspotencialidades e necessidades. Assim, uma escola somente poderá serconsiderada inclusiva quando estiver organizado para favorecer a cada aluno,independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ouqualquer outra situação. Um ensino significativo é aquele que garante o acessoao conjunto sistematizado de conhecimentos como recursos a serem mobilizados. Os alunos cadeirantes são os que mais sofrem com afalta de estrutura física adequada. O objetivo desse trabalho é expor conteúdosmatemáticos associados ao processo de acessibilidade  nas escolas. Para desenvolver esse projeto,os alunos fizeram uma leitura prévia da Lei 10.098, de 19/12/2000, o decreto 5296, de 02/12/2004, e a NormaBrasileira 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Após foirealizado uma verificação para constatar se o ambiente escolar no qual estácompatível com as normas. Para estes fins foram utilizados recursos matemáticoscomo: deformação e composição de figuras, contornos e quadrados, sólidos efiguras planas, frações e medidas, gráficos e tabelas, sólidos geométricos,imagem e localização, cilindros e esferas, aumentando e figuras sem alterar suaforma, cálculos de perímetro e área. Ao longo do projeto os alunosaperfeiçoaram seus conhecimentos na aula de matemática e trazendo também umagrande relevância na acessibilidade e nas condições adequadas do ambienteescolar. Pode-se concluir que ainda a muito para se fazer mas fica cada vezmais presente e evidente que esse processo precisa de melhorias urgentes já quea frequência dos alunos com condições especiais está cada vez maior nasunidades escolares. Até o presente momento os conteúdos atitudinais se fizerampressentes no desenvolvimento nesse projeto e os conteúdos matemáticos coroaramcom êxito os mesmos. Todavia, ainda estamos engatinhando nas soluções dessesproblemas. Mas temos suporte para isso, mas o empenho precisa ser grande.

Texto completo: PDF