Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
CALCULANDO RISCOS E SALVANDO VIDAS
Giselle Cristiane Soppa

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


No início desse ano letivo, durante umaconversa informal com os alunos do 9º ano, verificou-se que o incidente naBoate Kiss – RS marcou as férias de muitos deles, pois os mesmos seidentificaram com o fato, alguns pela idade e outros pela opção delazer/diversão. Para aproveitar este momento, foi elaborada uma sequênciadidática que partiu da sensibilização para o tema Segurança, para isso foramconfeccionados sólidos que apresentassem, nas faces, figuras relacionadas aos sentimentos de alegria e de caos; emseguida criou-se uma problemática com o objetivo de verificar o tempo/estimativade salvamento de pessoas no local do ocorrido. Na sequência, para darcredibilidade ao projeto, foi realizada uma pesquisa, análise e discussão sobrea profissão Engenharia da Segurança de Trabalho e convidado o Corpo deBombeiros Voluntários de Joinville para recebermos orientações de primeiros socorros.Para dar nome ao Projeto, foi proposto que as turmas sugerissem e votassem,sendo selecionado e eleito: Calculando Riscos e Salvando Vidas. Mais tarde paratransferir para a Escola a atenção necessária, levantou-se por hipótese quetivéssemos o mesmo acidente no prédio da Escola e tivéssemos que evacuar olocal, portanto imaginamos uma área para acomodar os alunos e funcionários etambém calculamos a altura do prédio, caso fosse necessário “pular”. O próximopasso foi realizar uma aula de campo a fim de observar qual setor daInstituição merecia mais cuidado, e o local mais citado foi o parque, logo tratamosde propor uma nova estrutura e para isso utilizamos o programa KIG (Laboratóriode Informática) para transpor um mapa temático para um desenho técnico eencerrando com a construção da maquete. Durante as etapas foi possíveldesenvolver os seguintes conteúdos curriculares: potência e radicais; estimativa; levantamento de dados eregra de três simples; equação de 2º grau; Teorema de Tales (semelhança, razãoe proporção e vistas); escala e maquete; circunferência (construção de gráficosde setores, coroa e setor circular); volumes de cilindro e paralelepípedos; RelaçõesMétricas nos Triângulos; Razões Trigonométricas (seno, cosseno e tangente) e PlanoCartesiano. O trabalho realizado teve um excelente resultado, podendoser percebido pela preocupação que os alunos demonstraram com relação ao espaçoda escola, da estrutura que precisa de mudanças para melhor se adequar às normasde segurança, respeitando a vida de todas as pessoas que diariamente transitampela estrutura. Além disso, as apresentações das pesquisas, a sistematizaçãodos conhecimentos, o levantamento de hipóteses e a construção de argumentos,demonstraram o quanto válido o projeto se fez. Enfim,o projeto oportunizou momentos de ensino-aprendizagem através de umainterpretação de mundo com criticidade e autonomia por parte dos alunos,fazendo-os autores do próprio conhecimento, um estudo significativo e único. Palavras Chave: segurança, hipóteses, cálculos

Texto completo: PDF