Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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Registro das variações climáticas em gráficos e tabelas
Mara Lucia Azevedo

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Sabe-seque todos os dias, ao amanhecer, o Sol clareia o céu. Mesmo que esteja nubladoou chuvoso, o Sol está presente, porque há luz e calor. As crianças sãonaturalmente curiosas e observam o que está a sua volta, assim, o professordeve estar atento às falas para ampliar mais os seus conhecimentos. Partindodesse princípio, surgiu a proposta do trabalho com objetivos de observarasvariações climáticas do tempo e registrar em gráficos e tabelas durante o anovigente. Após a montagem do calendário, intitulado, Calendário do Tempo, fez-sea escolha das cores da legenda que representaria cada variação: laranja para osdias ensolarados, azul claro para os dias nublados e azuis escuros para os diaschuvosos. Iniciou-se com o mês de fevereiro, onde completaram os dias do mês,colaram em seu caderno e diariamente realizaram a observação do tempo, a partirdo primeiro dia de aula, dia 19. Seguindo com o mês de março, iniciou-se aobservação e registros numéricos. Ao término de cada mês observado, fez-se umaleitura comparativa com o mês anterior observando as variações que ocorreram,como: teve mais dias de sol, chuva ou nublado, quais as consequências ebenefícios que este propiciou e qual a estação do ano. No mundo contemporâneo éindispensável que saibamos tratar as informações, selecioná-las e usá-las commaior competência. No final de cada mês observado, obtinham-se os dadosnuméricosde dias  que choveu, ficounublado e deu sol. Para que as informações não se perdessem, foi apresentadocomo proposta a consolidação dos registros feitos através da elaboração de umquadro informativo ou tabela e a construção do gráfico do tempo ressaltando aimportância dessas informações e o seu significado. O gráfico é umarepresentação muito utilizada nos meios de comunicação e por meio dele épossível fazer a representação de fenômenos físicos, sociais, econômicos ebiológicos. Existem vários tipos de gráficos e antes da elaboração, foinecessário escolher qual deles era melhor, se adaptava à situação que queríamosrepresentar. Optou-se pelo gráfico de coluna vertical e o de setores.  A representação dos dados a partir dosresultados numéricos obtidos de cada mês foram feitos primeiramente no cadernode Matemática, após na Sala de Informática Educacional.  Os procedimentos em relação aos meses deabril, maio, junho, julho e agosto diferenciaram na construção do gráfico com amalha quadriculada.  O trabalho não estáfechado, pois ainda estamos realizando as observações e registros dos mesesseguintes que acontecerá até o último dia de aula.  A proposta contemplou as turmas dos 3º ano B eD, sendo que cada qual fez os registros no período do dia correspondente queestuda.Palavras-chave: Observação; Tempo; Gráficos.

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