Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
A MATEMÁTICA E A CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA
Tathiane Goncalves Souza

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


A superfície do nosso planeta é composta por 70%de água. Essa água tem um ciclo natural, que começa com sua evaporação,formando as nuvens que depois vão retornar para a terra através das chuvas.Porém, de toda água existente no planeta, 97,5% estão nos oceanos e dos 2,5%restantes, 1,5% estão nos polos (geleiras e icebergs), ficando apenas 1%disponível para nosso consumo, sendo que a maior parte esta em leitossubterrâneos, atmosfera, plantas e animais. Atualmente usamos para nossoconsumo as águas de nascentes, lagos, rios e extrações de leitos subterrâneos,os aquíferos. O crescimento urbano desordenado traz o aparecimento de problemasambientais globais. O alto consumo de água, a falta de conscientização daspessoas e o uso de recursos naturais do meio ambiente agravam a preocupação coma escassez de água potável em todo o planeta. A questão da água potável está setornando um dos problemas mais graves da atualidade. A reutilização e acaptação são formas importantes de gerenciamento de recursos naturais, pois sãomaneiras de preservar o meio ambiente com diversas vantagens ambientais. Dentreelas a economia dos recursos naturais, a preservação da fauna e o bem estar dacomunidade. O objetivo geral do projeto é reduzir a quantidade de consumo deágua potável; promover a educação ambiental na escola e comunidade; contribuirpara a redução dos gastos com o tratamento de água; preservar os recursoshídricos; preservar os ecossistemas. Durante as aulas de matemática,os alunosaprenderam a calcular o volume da caixa d’água da capitação da água dachuva,fizeram maquete do mesmo, através de coleta de dados os alunos observarama quantidade de água potável é desperdiçada tanto na escola quanto em casa.Osconteúdos utilizados foram área, perímetro,volume ,densidade, uso da régua,estatística ,circunferência e utilização de unidades de medidas. O projeto alcançou os objetivos traçadospor meio da investigação, participação, interação, organização, apresentação detrabalhos, criatividade, possibilitando ao universo do aluno, uma reflexão organizadasobre a capitação da água da chuva e seus respectivos cálculos.

Texto completo: PDF