Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
JOGANDO COM NÚMEROS RACIONAIS
Fernanda Voitexem Freitas Furni

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Concluindoo estudo do Conjunto dos Números Racionais com a turma do 7º Ano A, percebemosque os alunos apresentavam dificuldades significativas ao resolver expressõesnuméricas com números fracionários e decimais negativos. Essas dificuldadespoderiam prejudicar o estudo de equações. Elaboramos um projeto para recuperare fixar todo o conteúdo trabalhado. O projeto consiste em um jogo de tabuleiroe foi elaborado em etapas. Na primeira etapa, dividimos a sala em grupos de 6alunos, assim como, a contribuição que cada aluno daria para a confecção dojogo. Na segunda etapa, utilizamos 4 aulas iniciamos a confecção do jogo cadaequipe construiu uma ampulheta, 45 cartas, dois cubos, 2 peões e um tabuleiro.A ampulheta foi feita com garrafas pet pequenas para ser o marcador de tempo dojogo, em cada uma das 45 cartas havia expressões numéricas de adição algébrica,multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada, um cubo com números de 1 a6, outro cubo com letras identificando a operação a ser trabalhada, os peõesrepresentavam as equipes competidoras e o tabuleiro com um caminho de mais oumenos 50 casas. A terceira etapa foi elaborar as regras do jogo para ficaremexpostas nos tabuleiros. A quarta etapa foi jogar. Decidimos que em cada grupojogaria duas equipes uma contra a outra, vence a equipe que primeiroultrapassar a linha de chegada. Para iniciar o jogo, lança-se o cubo numéricopara decidir qual equipe inicia, a equipe iniciante lança o cubo numérico paraverificar o número de casas no tabuleiro que irá avançar caso acerte o desafio,o cubo com letras define a operação da carta que a equipe irá resolver no tempode 30 segundos marcado na ampulheta. Joga uma equipe de cada vez acertando ouerrando o desafio. Jogos são sempre atrativos aos alunos, eles se envolvem,participam se desafiam e nessa competição saudável, um querendo saber mais queo outro para poder vencer, os alunos estudam o conteúdo de maneira lúdica,divertida, interessante e motivadora. Os resultados foram os melhores, osalunos apresentaram para a comunidade escolar o projeto no dia da família naescola, fixaram ainda mais os conteúdos trabalhados em sala de aula ficandomais concentrados, interessados e motivados a estudar matemática. Projetosdiferenciados e direcionados podem gerar uma aprendizagem significativa ondetodos os envolvidos lucram e ficam felizes.Palavras-Chave: Jogos de Tabuleiro; Expressões Numéricas; Diversão.

Texto completo: PDF