Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Arte, Matemática e Movimento
Marcia Regina da Silva

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Viver é bom demais...Olhar o mundo, as coisas, tudo que nos cerca com um “olhar diferente”, dar maiscolorido, transformar o “chato” em “atrativo” foi assim que o projeto permeoualgumas atividades, principalmente as matemáticas, pois com o passar dos anostorna-se a vilã das matérias. A matemática está presente em todos momentos davida, e na infância não é diferente. Em todas as atividades pode-se abordarconceitos matemáticos, cada situação deve ser aproveitada como objeto de estudoconhecimento e aprendizagem significativa, partindo de novas descobertas enovas construções de conhecimento. Após pesquisa feita sobre a vida e obras doartista plástico Wilson Lamberto Doin, o pré II A recebeu sua visita, o mesmocompartilhou um pouco de sua história, e a importância da arte. O colorido dasobras chamou a atenção dos alunos, e os temas de cenas cotidianas fizeram-lhesrefletir o que cada obra representava. O destaque para a singularidade dasmesmas evidenciava o que ele queria dizer. Sair da sala de aula para vivenciar através do movimento os traçadosoportunizou a observação da simetria. A partir daí foi feita a votação paraescolha de uma obra, com a qual passamos a trabalhar os seguintes objetivos:observar as formas geométricas, linhas e particularidades e saber diferenciá-las,na qual foi observado e trabalhado os tipos de linhas: reta, ondulada,quebrada, curva, mista; figuras planas: quadrado, círculo, retângulo,triângulo, trapézio; sólidos geométricos fez-se a comparação entre figurasplanas e sólidos ex: círculo/esfera, triângulo/cone, retângulo/paralelepípedo,etc.Evidenciar desde cedo a relação com a natureza, combater ao desperdício,incentivar a reciclagem, também foi trabalhado. Utilizamos materiaisrecicláveis para a releitura da obra escolhida “Frutas sobre a mesa” (caixa deleite transformada em tela). Toda essa vivência torna-se parte da criançanaturalmente, sem obrigatoriedade mas por prazer. Verificamos a importância dese educar os futuros cidadãos que venham a agir com responsabilidade esensibilidade, conservando um ambiente saudável no presente e para o futuro.Com o projeto, Arte, Matemática e Movimento, foi possível notar que quando sepensa em arte precisa da lógica, para dar equilíbrio e proporção adequada paraas produções artísticas; nas cores, na pintura, no desenho, observa-se aocupação do espaço na folha, no uso da linha, e isso tudo é praticarhabilidades matemáticas. Os alunos começaram a pensar de maneira   lógica e construíram seu conhecimentoatravés da experimentação do concreto, no qual determinou o sucesso desteprojeto.Palavras chave: Arte, Matemática, Wilson Lamberto Doin.

Texto completo: PDF