Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Kalah: Ampliando Conhecimentos Através do Jogo
iria pauli

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Os jogos, as brincadeiras, asatividades lúdicas exercem um papel fundamental para o desenvolvimentocognitivo, afetivo, social e moral das crianças. São pequenas ações quefazem parte do seu cotidiano e devem ser valorizadas e desenvolvidas no âmbitoescolar. A utilização de materiais, simulações (jogos) e situaçõesconcretas como fontes enriquecedoras de aprendizagem fazem com que oaluno passe a ser o dinamizador do seu próprio processo deaprendizagem, e não mais, um mero assimilador de conhecimentostransmitidos. Platão já acreditava na ação dos jogos educacionais aoensinar seus “discípulos”, através de jogos com palavras e/ou jogoslógicos (dialética). Na sala de aula, os jogos podem ser usados visando àconstrução e o entendimento de conceitos e/ou habilidades matemáticas,tradicionalmente trabalhadas pela escola. É importante observar que conteúdoscomo as quatro operações, cálculos mentais, frações, medidas, entre outros nãoexcluem a utilização de papel e lápis para o registro, mas, o jogo os tornamais significativos e de fácil compreensão.Dessa forma, desenvolvemos um projetousando o Jogo do Kalah que teve sua origem no Egito e foi expandido para orestante do continente africano. Acredita-se que tenha sido trazido para asAméricas pelos escravos africanos. Composto por um tabuleiro retangular comdoze casas distribuídas nas laterais do retângulo: duas (chamadas kalah)situadas no centro das laterais e um grupo de cinco casas, localizado nosentido do comprimento das laterais maiores. Joga-se com trinta e dois cubinhosiguais. Para ganhar o jogo, o jogador tem como objetivo arrecadar o maiornúmero de cubinhos ao final da partida. Como todo jogo de estratégia, o Kalahpropicia o levantamento e a análise das possibilidades de uma determinadasituação e o planejamento da sequência de ações. Esse planejamento éconstantemente ampliado de acordo com o desenvolvimento das possibilidades dosparticipantes tomarem consciência das jogadas feitas e de seus resultados.Lembramos que o planejamento de ações também é importante na resolução deproblemas, pois se a situação não for convenientemente analisada e não forfeito uso de uma estratégia adequada, o problema pode não ser solucionado. Apartir desse jogo, desenvolveram-se habilidades de planejamento e construção deestratégias. Com o resultado final e uma flexibilização do jogo, foi possívelampliar e reforçar conteúdos curriculares trabalhados em sala de aula.Palavras-chave: Estratégia; Planejamento; Raciocínio Lógico.

Texto completo: PDF