Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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TEM MATEMÁTICA NA BIKE
tu Plebani Hoffmann

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Frente àsdificuldades encontradas pelos alunos na aprendizagem da matemática, sentiu-sea necessidade de iniciar um processo de contextualização do conhecimentoescolar, buscando atribuir significados para o conhecimento matemático para queo aluno, de acordo com a sua realidade, consiga aplicar  os conceitos aprendidos na escola. Então, constatando que a maioria dos alunos do 5ºano tem um fascínio por bicicleta e usam-na como forma de lazer e meio detransporte para ir e vir à escola surge, de forma dialógica, o interesse derelacionar o tema bicicleta aos conteúdos matemáticos. Dessa forma, procurou-seaproximar a matemática da escola com a matemática da vida, através do concreto,objetivando construir  conceitossignificativos para o educando, levando-o ao reconhecimento e a capacidade deutilizar os conhecimentos matemáticos para a compreensão e transformação domundo que o cerca. O trabalho iniciou com a pesquisa e construção de gráficossobre quantidade a utilidade da bicicleta para os alunos. Em seguida, com oauxílio da Internet foi realizada uma pesquisa de preços das bikes mais caras do mundo e com os paisos alunos pesquisaram o preço da sua bicicleta. Esses valores foramdistribuídos no quadro de ordens. Realizamos uma volta ciclística onde, duranteo percurso, foram trabalhadas grandezas escalares como quilômetro, metro,decímetro, centímetro e milímetros. Os alunos manusearam objetos como metro etrena. Ao retornarmos para sala de aula foi trabalhado fração da quantidade deágua consumida pela turma durante a volta. Os alunos foram estimulados a irem àescola de bicicleta, e na oportunidade, foram trabalhadas as formas geométricasobservadas na bicicleta, o tempo gasto na viagem, bem como os ângulos formadospelos ponteiros dos relógios. Através dessas atividades, praticadas surge aideia de fazer uma maquete em que foram trabalhados os conceitos de perímetro eárea. Enfim, concluímos que a disciplina de matemática quando trabalhada deforma contextualizada, desafiadora, torna-se mais significativa, prazerosa eestimulante.Palavras-chave: Conhecimento; Pesquisa; Contextualização.

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