Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTICA E RECICLAGEM: UMA ATITUDE CONSCIENTE
Marli Bizarri

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Juntocom o aumento da população mundial e com o crescimento da indústria, aumentatambém a quantia de resíduos orgânicos e inorgânicos na sociedade. Devido agrande quantia de lixo, reciclar se torna uma atitude cada vez mais importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas. Reciclagem é onome dado ao processo de reaproveitamento de objetos usados para confecção denovos produtos. Nesse contexto, aplicar a matemática ao meio ambiente é umaoportunidade de vivenciar uma experiência maravilhosa que nos permite novoshorizontes em relação à conservação o nosso ambiente. O principal objetivodeste trabalho é estimular os alunos e a comunidade em geral, atitudes decooperação e valorização do meio ambiente, na qual está inserido. Para tantocriamos um espaço na escola para sensibilizar os alunos da necessidade dapreservação e da reutilização de materiais retirados do lixo ou trazidos pelosalunos. Todo esse material foi usado para fazer um jardim e uma horta naescola. Construímos bancos, mesas, canteiros, cabanas, entre outros, tudoutilizando material reciclado. Todas as turmas da escola participaram doprojeto. Nesse contexto a E.E.B. Prefeito Frederico Probst está desenvolvendoum projeto para mostrar que a reciclagem torna-se a cada dia necessária emtodos os setores de nossa vida, ou seja, em casa, no trabalho, na escola,podendo ser praticada de forma rotineira apenas mudando alguns hábitos do nossodia-a-dia. Como consequência dessa mudança de hábito, pode tornar a vida maisagradável dentro dos ambientes que passamos a maior parte do tempo. O desejo deenvolver os alunos a tratarem das preocupações ambientais e dos problemas deaprendizagem em Matemática levou à criação do Projeto. Esta foi uma maneira deenfocar esses assuntos de forma contextualizada e atualizada, relacionando omeio ambiente e a reciclagem aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Osalunos da 8ª Série do Ensino Fundamental, Séries Finais, colocam em prática oprojeto, além de se envolverem na construção da jardinagem, realizaram em salade aula os cálculos matemáticos relacionados ao projeto. Em sala foramcorrigidos, reelaborados e inseridos no trabalho apresentado. Com o estudorealizado, concluímos ainda que somos capazes de contribuir para melhorar avida e adotar atitudes para reciclar, reutilizar, não desperdiçar, pois tudopode ser reaproveitado na produção de um novo produto, melhorando a qualidadede vida da população. Essas práticas conduziram a percepção de que as pessoasprecisam passar da condição de meros espectadores para agentes atuantesdinâmicos, garantindo uma mudança de postura gerando atitudes corretas para asolução dos problemas.Palavras-Chave: Meio Ambiente; Reciclagem; Responsabilidades.

Texto completo: PDF