Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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Com o Lúdico também se aprende P.A e P.G
Aline Nervo de Matos

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Estetrabalho vem definir o que é Progressão Aritmética e progressão Geométrica apartir de situações-problema e atividades lúdicas aplicadasem sala de aula coma professora de matemática Aline Nervo de Matos, na Escola de Educação BásicaSão João Batista com a turma de 2ª série do Ensino Médio Inovador (EMI) dacidade de São João Batista.O principal objetivo do trabalho é mostrarque podemos encontrar a matemática em todo lugar, inclusive nas sequências comque ocorrem alguns fatos como, por exemplo, as estações do ano, que se repetemobedecendo a um padrão e os números das placas de veículos que também sãoexemplos de progressões.Procura-se demonstrar como a aprendizagem da P.A e daP.G pode ser desenvolvida com atividades lúdicas, em que se adquireconhecimento se divertindo e interagindo com os outros. A progressão Aritméticaé uma sequência numérica e a partir do 2º termo, adiferença entre um número e seu antecessor resulta em um valor constantechamado de razão da PA. Em uma progressão aritmética, podemos determinarqualquer termo ou o número de termos com base no valor da razão e do 1º termo.Para isso vamos explicar a fórmula do Termo Geral e da Soma da PA.  A progressão Geométrica é uma sequência em que a partir do 2º termo, o quocienteentre um elemento e seu antecessor for sempre igual. Também será explicadosobre a fórmula do Termo Geral e da Soma da PG. A atividade da P.A seria observaruma imagem com uma sequência de triângulos formada por palitos e confeccionarsua própria sequencia até a 5ª figura, ou seja, a5 e logo após preencher umatabela sobre o número de triângulos. A atividade da PG envolverecortes e dobradurapara construir sequência de paralelepípedos tridimensionais; no primeiro momentotivemos a construção do paralelepípedo (passo a passo aprofessora vai orientando os alunos a fazer os recortes e as dobraduras nolugar certo) e os alunos deveriam estar completando a tabela com os dadosobtidos da confecção dos paralelepípedos e deduzindo a quantidade deparalelepípedos novos. Os resultados obtidos além de uma aprendizagem total eeficiente são ostrabalhos dos alunos e algumas respostas dos alunos quando perguntados aeles: “Você consegue relacionar o número de triângulos e onúmero de palitos com uma PA?” e “Você consegue relacionar o número deinterações e o número de paralelepípedos novos com uma PG?”. Concluímosque as progressões Geométricas e Aritméticas aplicam-se bastante no nossocotidiano. Portanto é importante que osprofessores relacionem a teoria com a prática para que o aluno compreendafacilmente o conceito das Progressões, assim como foi à aprendizagem da turma.Palavras-chave: Triângulo; Paralelepípedo; Matemática.

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