Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Construindo a Matemática
Maria Aparecida Speranzini

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


A Escola deEducação Infantil e Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, localizada noDistrito de Claraíba-Nova Trento, Santa Catarina, realizou pelo terceiro anoconsecutivo a “Feira de Matemática Escolar”. Projeto que vem estimulando alunosjuntamente com professores em trabalhos científicos, ambientais e sociais com oenvolvimento da matemática. Asalunas Gabriele Izabela Meschke e Franciele Bernardi optaram pelo tema daEngenharia Civil, mostrando um pouco de seus conhecimentos sobre o assunto. Oestudo aqui realizado, voltado para esta área tem como objetivo mostrar que amatemática aplicada corretamente na construção civil é muito importante. Com oconhecimento matemático usado de forma correta pode-se desenvolver projetos comtoda segurança e qualidade necessaria. Para a realização desse foi escolhidauma planta de uma casa de dois andares. Com base nessa planta, foram produzidos cálculos matemáticos para obter a quantidade de algunsmateriais usados na construção desse projeto. Foram também pesquisados o peso eas medidas de alguns materiais, tais como: Tijolos, telhas, sacos de cimento,pisos etc. Trabalhando com cálculos matemáticos e pesquisas, desenvolveram-secapacidades de observação, verificação, análise e generalização. O trabalhotrouxe uma significativa melhoria sobre o aprendizado dos conceitos daEngenharia Civil. Nestes dias de efetivo contato e trabalho, e pesquisas, surgiramalgumas curiosidades, como, o aprendizado de novos tipos de cálculosmatemáticos. Os alunos perceberam que não bastava apenas saber o que é EngenhariaCivil, mas também saber todos os conceitos, e o que um engenheiro civil faz. Aolongo do ano escolar, os educandos aperfeiçoaram seus conhecimentos ehabilidades nos conceitos matemáticos entre eles: os cálculos de perímetro,área de paredes etc. Neste trabalho foi constantemente notado a valorização dotrabalho coletivo, onde alunos e professores da unidade escolar trabalharamlado a lado para a realização deste projeto, permitindo assim um aprendizadomais uniforme e prazeroso. Até o presente momento os conteúdos atitudinais sefizeram presentes no desenvolvimento deste projeto e os conteúdos matemáticos coroaramcom êxito o mesmo.Palavras chave:engenharia civil, construção, perímetro

Texto completo: PDF