Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
A Matemática dos Origamis
Vanderley Schaedler Candido Junior, João Paulo Marçal, ALVARO JOSÉ MEDEIROS

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


A escolha deste tema surgiu em uma aula de matemática, com o objetivo de incentivar os alunos a terem um interesse maior referente a algumas áreas do conhecimento matemático tais como áreas de figuras planas. Tomamos como base os origamis para na confecção de cada origami, fazer os cálculos matemáticos para a determinação de cada área, quando realizada cada uma das dobraduras. Isto proporcionou aos educandos uma forma de unir a matemática às formas artísticas e com isso o aluno tem uma referência e o seu interesse por áreas planas fica evidenciado nas aulas de matemática. Nós educandos acreditamos que com essas práticas podemos proporcionar maior integração da matemática com as demais disciplinas, tais como: Artes, Sociologia, Física, Química, Português e ao mesmo tempo transformar a matemática numa ciência construída pelo aluno em sala de aula tendo como mediador o seu professor, também podemos integrar novos conhecimentos e novas tecnologias de informação e comunicação ao nosso processo de ensino aprendizagem. Na atualidade não é possível nós termos uma aprendizagem de qualidade sem a utilização das mídias e de novas tecnologias durante nossas aulas. Acreditamos que buscando novas formas de aprendizagem em nossas aulas e buscando sempre inovações teremos condições de sermos alunos críticos e portadores de conhecimentos que nos levarão a sermos cidadãos que farão a diferença na sociedade, pois teremos condições de atuar de forma positiva e inovadora para promover mudanças e contribuir para a construção de uma sociedade melhor. Promover a divulgação e a popularização de novas formas agradáveis de adquirir conhecimentos matemáticos achamos que é um dever nosso e que estaremos dando nossa parcela de contribuição para que a aprendizagem da matemática se torne menos entediante e mais atrativa. Em nossas aulas de matemática notamos que novas práticas oferecidas pelos educadores são muito bem-vindas pelos educandos e possibilitam uma maior interação entre os educandos e os educandos e os educandos e os educadores.


Texto completo: PDF