Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
A casa das frações e suas operações
Daiana Kohler

Última alteração: 2015-03-05

Resumo


A Matemáticaquando lecionada e entendida como matéria ou disciplina única precisa ser, pormuitas vezes, co-relacionada à realidade para melhor desenvolver-se na sala deaula. E é na matriz curricular do sexto ano dos anos finais do ensinofundamental que temos a presença das frações, que muito estão presentes emnossa realidade, através de receitas, preços, divisões, construções, e atémesmo na nossa própria casa. Na busca pela relação entre a realidade e asfrações, criou-se o projeto da casa das frações começando com o desenvolvimentodos desenhos pequenos individuais e da pizza, passando para os desenhos grandesem cartolinas e em grupo, construindo depois um livro, tendo a explicação doscálculos e diversas operações com as frações e vários exercícios sobre o temacom correções no quadro e em grupos. Objetivou-se com a construção da casa dasfrações, da pizza e das operações das frações, entender o significado defração, com o exemplo prático da pizza, realizar as operações de adição,subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de frações,identificar onde encontramos as frações nos cômodos da nossa própria casa. Sendorealizado com duas turmas de sexto ano, ou seja, antiga sexta série, e semexcluir aluno algum, o projeto desenvolveu-se a partir de desenhos detalhados,cálculos e conversas sobre a utilização das frações no meio em que vivemosdurante algumas aulas e apresentação para outras turmas durante o recreioescolar. O resultado foi um melhor entendimento das frações do que seria se amesma teoria fosse lecionada sem a parte pratica representada pela construçãoda casa, da pizza e dos desenhos. Isto porque o interesse dos alunos aumentaperante a matemática que não é somente de números, mas sim de desenhos e coisas“sólidas”. Subentende-se que a Matemática desperta a curiosidade por diversosfatores, mas quando os alunos são chamados a trabalhar com o que vivenciam, oaprendizado é espontâneo e gratificante, feito com zelo e determinação, sendorealizado um trabalho com bons frutos e qualidade de ensino. Para talacontecimento se faz necessário apoio da escola, dos alunos e dedicação doprofessor, mas acima de tudo amor pela Matemática e pela busca e produção deconhecimento, afinal é essa a herança que deixaremos a nossos sucessores.

Texto completo: PDF