Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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RELATOS DE ESTÁGIO COM AMOSTRAS DE TRABALHOS REALIZADOS PARA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES DE 1º GRAU
Fátima Peres Zago de Oliveira

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Esse trabalho apresenta um relato da experiência que tivemos no Estágio Supervisionado II, do Curso de Licenciatura de Matemática do Instituto Federal Catarinense-Rio do Sul. Este foi realizado na Escola de Educação Básica Paulo Zimmermann de Rio do Sul/SC, numa turma de 8ª série do Ensino Fundamental, nos meses de julho e agosto/2012. O objetivo foi aplicar os saberes/conhecimentos  adquiridos ao longo da formação acadêmica, procurando estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, verificando se as atividades previamente estabelecidas e elaboradas seriam apropriadas para atingir nossos objetivos considerando a aprendizagem dos estudantes. Os objetivos relacionados ao conteúdo aplicado foi o aprendizado sobre função de 1º grau. No primeiro momento realizamos uma atividade de diferenciação de equação, expressão e função, ao organizarem frases previamente preparada por nós, num papel pardo. Para introduzir a localização de pontos no Plano Cartesiano foram utilizados o globo terrestre e o mapa da cidade de Rio do Sul que possibilitou a cada aluno averiguar as coordenadas da sua rua. Para introduzir o conceito de funções, solicitamos aos estudantes para escreverem uma frase com a palavra função. Na sequência elaboramos coletivamente conceitos, aplicações de função de 1º grau e a construção do gráfico. Como atividade extraclasse os alunos coletaram informações com taxistas de valores de bandeiradas e custo por quilômetro rodado. A partir dessa coleta, formalizamos algebricamente a expressão matemática de uma função de 1º grau, reconhecendo seus coeficientes e o comportamento do gráfico relativo a eles. Por último, foi realizada uma avaliação em dupla, com oportunidades para tirarem dúvidas com as professoras, o que evidenciou a participação e aprendizagem dos estudantes. O contexto abordado nos permitiu a compreensão de propostas que podem auxiliar professores e alunos a compreenderem melhor o conteúdo de funções, o que releva a importância de trabalhar temas relacionados à realidade do aluno, contextualizando e facilitando sua interpretação. Ao trabalhar com a realidade dos estudantes percebemos mudanças de atitudes com relação à participação, interesse e motivação com aumento de concentração nas aulas. A Matemática neste contexto não foi somente um conjunto de números e cálculos, mas formadora de cidadãos que aprendem a questionar, analisar, agir e tomar decisões. Ressaltamos, por fim, que a mediação do professor é fundamental para que ocorra a contextualização associada à elaboração de conceitos matemáticos.Palavras-Chave: Função de 10 Grau;  Estágio Supervisionado; Contextualização.

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