Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Matematicando e modificando atitudes
Juliana Belli

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


O tema“Matematicando e Modificando Atitudes” foi escolhido para ser explorado com asturmas do segundo, terceiro, quarto e quinto anos matutino e vespertino do ColégioCultura, que vem no decorrer desses anos trabalhando com os estudantes, deforma construtiva e motivadora, a importância da preservação e da conservaçãodo meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi associar conteúdos matemáticosna apresentação à comunidade escolar da necessidade de darmos um tratamentoadequado ao lixo produzido fora e dentro da escola e, assim como, contribuirpara tornar o ambiente em que vivemos mais limpo e agradável, partindo dopressuposto de que as crianças, mesmo pequenas, podem fazer a diferença. Odesenvolvimento deste projeto abrangeu etapas diversificadas e que mobilizaramtodos os estudantes envolvidos. Primeiramente, enfocou-se a importância doreaproveitamento de alguns tipos de lixo, principalmente garrafas pets e sacolasplásticas, as quais tendem a parar nos rios e mares, prejudicando a natureza.Na sequência, foi escolhido um terreno ao lado da escola para um mutirão delimpeza, o qual foi medido e com cujos dados fez-se o estudo da área e doperímetro.  Os alunos recolheram oslixos, colocaram-nos em sacos, pesaram, separaram e classificaram tudo o quefoi recolhido. Em seguida, foram desenvolvidas situações-problema tendo comobase a quantidade de lixo recolhida. Da mesma forma, os alunos organizaram umquestionário e encaminharam às famílias do colégio a fim de verificar se estasestão participando da coleta seletiva do lixo. Com os resultados obtidos,desenvolveram-se gráficos. A partir das informações estudadas, os estudanteselaboraram um folder para orientar as famílias do colégio e vizinhos, sobre aimportância da reciclagem. Esses fôlderes foram entregues em sacolas de tecido,construídas pelos alunos, os quais aproveitaram a oportunidade para explicar oprojeto e destacar que poderiam usar as sacolas para suas compras, em vez deutilizar sacolas plásticas. Nessa etapa, os alunos estudaram medidas decomprimento e exerceram a criatividade na confecção das sacolas. As turmastambém participaram de uma palestra e de práticas com um projeto do SESC sobrereciclagem e sustentabilidade. Após a palestra, as crianças participaram deoficinas pedagógicas de reaproveitamento de materiais recicláveis. Enfim, esteprojeto permitiu o trabalho da matemática de forma prazerosa e proporcionou aosalunos maior conscientização sobre o meio ambiente.  Esses estudos foram registrados em um álbum,no qual todo o processo de criação e desenvolvimento do projeto ficouregistrado.Palavras -chave: Meio ambiente; Reciclagem; Matemática.

Texto completo: PDF