Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
DA MESA À BOLINHA... O PING-PONG É PURA MATEMÁTICA
JOSEANE DALRI

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


A discussãosobre a importância dos jogos no ensino da Matemática vem se concretizando,pois os alunos possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em práticasua capacidade de resolver situações-problemas, caracterizando objetos ebuscando uma linha de resolução baseada em elucidações próprias. A proposta deum jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, poisexistem alunos que se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre determinadosconteúdos, de expressar dúvidas, a Matemática se torna um problema para eles. Aaplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializaros alunos, busca a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessantede elucidar o problema proposto pelo professor. Acreditamos que através dojogo, podemos construir uma aprendizagem significativa, em que o educandodesenvolve o interesse pelas atividades propostas. Partindo desse pressuposto,construímos este trabalho, cujo objetivo é utilizar o jogo de ping-pong, comoferramenta no ensino da Matemática, tendo em vista que possibilita a melhoriado desempenho físico, propiciando um espaço de socialização, desenvolvimento dehabilidades e competências necessárias para uma significativa aprendizagem dadisciplina. Para que isso se concretizasse, nós alunos do 7o anofizemos uma discussão sobre a importância dos jogos nas aulas de Matemática esuas contribuições como ferramenta alternativa, para a construção dos saberesmatemáticos, aprendemos também, as regras do jogo de ping-pong, conhecemos todaa matemática envolvida neste jogo, bem como nos equipamentos utilizados. Foirealizado um campeonato de ping-pong na escola, envolvendo os alunos das sériesfinais do Ensino Fundamental, todos os dados obtidos foram trabalhados duranteas aulas de matemática de forma mais criativa e motivadora, tornando oseducandos ativos e abrindo caminhos para a construção do seu conhecimento. Defato as metodologias alternativas são sempre bem vindas ao processoensino-aprendizagem. Percebeu-se que ensinar geometria, resolução de equações,cálculos com regra de três e porcentagem teve mais sentido por meio do jogo de ping-pong,que além de ter sido uma novidade para os alunos, teve efeitos positivos naconstrução de conhecimentos técnicos dos alunos das séries finais do EnsinoFundamental da E.E.B. Profª Dilma Grimes Evaristo. Foi visível a mudança decomportamento da maioria dos alunos, uma vez que as manifestações de interessepela matemática aumentaram à medida que o jogo de ping-pong, foi sendoentendido não apenas como jogo, mas como uma fonte de aprendizado e demelhoramento do indivíduo, facilitando a socialização entre os alunos, diminuiuas correrias do recreio, as gritarias, hoje os recreios são mais harmoniososcom a ajuda do jogo de ping-pong.Palavras- chave: Ping-pong; Matemática; Jogo.

Texto completo: PDF