Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIAS MATEMÁTICAS: UMA APRENDIZAGEM ALÉM DA SALA DE AULA
Lilian Silva, Dayane Kava

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


O Tema“Matemática das Laranjas” foi desenvolvido a partir do estudo do corpo humanocom os alunos do 1º ano Ensino Fundamental I do Colégio Cultura. Inicialmenteas atividades ressaltavam a importância de uma boa alimentação, o gruposinalizou que para um desenvolvimento saudável o corpo precisa de alimentosricos em vitaminas com baixo valor calórico, sendo assim, foi realizada umapesquisa na turma para conhecer o que as crianças entendem como uma alimentaçãosaudável. Os alunos disseram que as frutas e verduras representam saúde para ocorpo, porém, quando questionados, eles foram verdadeiros e falaram que preferemmais as frutas às verduras. Dessa maneira, ocorreu uma votação na sala paraanalisar quais as frutas preferidas pelas crianças, e a laranja foi a maisvotada. O objetivo deste trabalho foi associar conteúdosmatemáticos à conscientização de uma alimentação saudável, sobretudo dalaranja. Para desenvolvê-lo, inicialmente as famílias foram convidadas a pesquisar com as crianças osbenefícios da laranja. Depois de descobertas as diversas vantagens de integrara laranja à alimentação diária, os alunos vivenciaram, por meio de um teatro defantoches, a história dessa fruta, que foi trazida pelos portugueses, embora osprimeiros cultivos se deram na Ásia. As demais turmas da escola foramconvidadas a conhecer e participar do dia do suco natural. Essa prática permitiuo desenvolvimento de situações-problema envolvendo adição e subtração, número equantidade, dezena, dúzia, conjuntos, interpretações de gráficos, e outrosconteúdos entrelaçados a esse tema. A execução deste trabalho, que convidou ascrianças para uma alimentação saudável e consciente, partiu de um objeto deestudo simples e barato e contribuiu para esclarecer e resolver problemasmatemáticos pertinentes à etapa escolar dos alunos. As atividadesdesenvolvidasestimularam as crianças em relação ao consumo da laranja, echamaram a atenção para uma alimentação saudável, fator importante no mundomoderno e que necessita de uma reflexão também por parte da escola. O trabalhomotivou os alunos a terem uma visão mais consciente para a saúde corporal,permitindo, assim, uma aprendizagem significativa, uma vez que os conceitosmatemáticos foram assimilados de maneira concreta e divertida.Palavras-chave: Vivências Matemáticas; Vivências pedagógicas; Prática pedagógica.

Texto completo: PDF