Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
A Semente que semeias, outro colhe
Naira Delazari

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Comointuitoderelacionar oensinodaMatemática comoutras disciplinas, bem como propiciar aos alunos um momento de aplicabilidade e relaçõesdocotidianoatravésdecálculoseconceitosqueenvolvemprincipalmente fenômenoshistóricos e sociais, desenvolveu-secoma1ªsériedoEnsinoMédio,daEscoladeEducaçãoBásicaPrefeitoSilvioSantos,deOuro-SC,oprojeto,“A Semente que Semeias, outro colhe”, cujo objetivo deu-se em relacionar as condições de vida do proletariado(dentro e fora da indústria), as mudanças socioeconômicas, o aperfeiçoamento daprodução agrícola e as relações dos trabalhadores, relacionando com osmovimentos que o Brasil vem vivenciando atualmente. A aplicaçãoeefetivaçãodosestudosforamembasadosempesquisasbibliográficas queserestringiramacoletadedadosparaa explicação de fenômenos ocasionados pela inserção das fábricas, a partir darevolução industrial, na nova sociedade do trabalho. Nessa perspectiva,utilizou-se na pesquisa: tabela de vendas do algodão (que era o produtoprincipal da época), gráficos representando as condições de trabalho e vida,horas trabalhadas por dia e o crescimento populacional, explicados através derepresentações gráficas, regra de três e porcentagem, permitindo dessa formaexplicar os avançoes industriais e os custos de ser da sociedade trabalhista. Comapesquisa realizada foipossívelexplicar fenômenos histórico-sociais que envolveram toda a dinâmica da inserçãodas fábricas no modo de sobreviver na sociedade, antes, durante e após arevolução industrial, tendo como fator a necessidade de se adaptar a disciplinadas fábricas. Odesenvolvimentodesteprojetoproporcionouacompreensãode que o ser humanoé uma “máquina- ferramenta”, pois nem tudo que produz é seu, ou seja, “asemente que semeias, outro colhe”,  proporcionandodessa forma, acuriosidade ea criatividadee ainda cumprir uma função principal que foi a de explorar ainsterdisciplinaridade, relacionandoa matemática com fenômenos histórico-sociais que interferem até hoje nossocotidiano. PalavrasChave: Fábricas. Sociedade.Interdisciplinaridade.

Texto completo: PDF