Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Jogos Matemáticos
Jaqueline Eduarda Sipp

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


O projeto Jogos Matemáticos foi elaborado com os alunosda 2ª série 01, do Ensino Médio Inovador - EMI, com o intuito de integrar aEscola com a Comunidade, vivenciando na prática os conteúdos básicos daMatemática aprendidos no dia a dia. O principal objetivo deste trabalho foiestimular o processo cognitivo dos alunos na disciplina de Matemática,contextualizando os conhecimentos adquiridos através de atividades lúdicasavaliando suas aprendizagens, seus interesses e necessidades de aprimoramento,tornando a aprendizagem do conteúdo em um processo mais interessante e eficaz.Para desenvolver este trabalho, foram realizadas pesquisas de campo ebibliográfica, buscando nos referenciais teóricos a sua fundamentação. Osalunos utilizaram diversos materiais, como por exemplo, EVA, cartolina,papelão, papel pardo, cola, isopor, palitos de madeira. Após sua confecção, osjogos foram aplicados, como teste, com os alunos da 1ª série 01 do EMI,atendidos pela unidade escolar. Posteriormente, foram aplicadas duas questõesavaliativas com o intuito de verificar se houve alguma mudança na suaaprendizagem, a qual foi positiva. Na sequência, foram criados os jogos com aintenção de mostrar aos envolvidos que os mesmos seriam aplicados de maneirasdivertidas, facilitando e favorecendo a aprendizagem. Em seguida, para aaplicação integral do projeto foram escolhidas as turmas de 7ª e 8ª série daEscola Básica Municipal Santa Rita, pois a dificuldade de aprendizagemapresentada pelos alunos é expressiva, localizada em uma comunidade carente domunicípio de Concórdia (SC). A aplicação do projeto chamou a atenção das demaisturmas atendidas pela escola que também quiseram participar. Através desta açãoos alunos da 2ª série do EMI puderam conhecer outras realidades e assim contribuirde alguma forma para a melhoria do processo de ensino aprendizagem destepúblico, já que muitos destes não gostam de Matemática por não entenderem osconceitos básicos. Concluída a aplicação, a turma retornou para a sala de aula paradiscussão e análise dos resultados, bem como das dificuldades encontradasdurante a execução do projeto. Com base nestes dados foi possível ir além dosobjetivos iniciais, uma vez que, além de atingir o público alvo, também foramcontempladas outras turmas da escola que não estavam programadas no projeto,comprovando na prática que a disciplina pode ser prazerosa, divertida ecompreendida de forma fácil.Palavras-chave: Jogos Matemáticos; Ensino Aprendizagem; Atividades Lúdicas.

Texto completo: PDF