Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Matematizando com Alegria
Jaciana Zanelatto de Lima

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


O processo de ensino-aprendizagem da Matemáticadeve acontecer na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental comouma construção do pensamento lógico-matemático, despertando no aluno o espíritoda investigação, além de fornecer elementos básicos para a participação dessesalunos na vida em sociedade. O material concreto proporciona a criança resolversituações problemas mais próximas da sua realidade. Para muitos o ensino damatemática não tem atração, pois não conseguem compreendê-la, talvez porque oprofessor dos iniciais não conseguiu chamar-lhe a atenção. É importante que osalunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental construam o pensamentológico-matemático de forma organizada, fazendo relação do que eles conhecem doseu convívio sociocultural com o que a escola ensina, além de fornecerelementos básicos para a participação desses alunos para a vida em sociedade.Este trabalho tem como finalidade viabilizar diversas ferramentas disponíveisde material concreto que podem ser usados no cotidiano do professor nos anosiniciais. Nossos objetivos neste projeto: construir materiais de apoio para oensino da matemática; tornar o ensino da matemática mais eficaz e prazeroso;estimular o aprendizado da matemática de maneira fácil e prática; entender aimportância da construção do conhecimento matemático na infância; relacionar amatemática com atividades vivenciadas no cotidiano; estabelecer relações entreas quatro operações; conhecer alguns jogos matemáticos que levam a formação deconceitos. Este projeto teve início no ano letivo de 2012 com a 3ª série doMagistério hoje 4ª série. Nestes dois anos as alunas realizaram pesquisas comênfase na proposta curricular de Santa Catarina, confeccionaram jogosmatemáticos e realizaram a aplicação destes em seus estágios. Os jogos criadose recriados advêm de livros didáticos, revistas pedagógicas e sites, foramadaptados conforme a realidade das turmas de aplicação, fazendo com que asalunas percebam que é possível adequar vários modelos conforme a idade doaluno, a necessidade de aprendizagem e a disponibilidade de recursos. Omaterial concreto proporciona ao aluno uma maneira mais fácil e palpável do queé a matemática e como ela pode ser usada no cotidiano. A aplicação dessesmateriais viabiliza e aprimora o processo de aprendizagem, principalmente o dealunos que eventualmente apresentam dificuldades e ou deficiências decompreensão. A aplicabilidade destes materiais didáticos pedagógicos além deenriquecer as aulas proporcionou um aprendizado significativo e prazeroso,porém deve ser utilizado corretamente, com objetivos claros e definidos,tornando-se fundamental no processo de ensino dessa nova geração. Palavras-chave: Jogos; Matemática; Aprendizagem.

Texto completo: PDF