Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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RAZÃO ÁUREA E RETÂNGULO ÁUREO NAS OBRAS DE LEONARDO DA VINCI
Rosangela Magedans

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


O Renascimento foi um movimento artístico e cultural no século XV e XVIque inspirou-se nos conceitos de beleza dos gregos da Antiguidade Clássica,destacando o corpo humano na escultura e na pintura. O conceito de belo varia muito,mas, há uma concordância entre algumas culturas, que é a perfeição de formas eas proporções harmônicas. Por isso, muitas coisas que são consideradas belasapresentam uma proporção chamada áurea e isso fez com que os artistasrenascentistas se voltassem para a matemática e a anatomia, estudando as leisde perspectivas, proporção e construção do corpo humano. Para ampliar oconhecimento sobre como esses conceitos matemáticos e a arte se relacionam osalunos da turma do 7º ano 701 do turno matutino da Escola de Educação BásicaRuth Lebarbechon elaboraram o Projeto RazãoÁurea e Retângulo Áureo nas Obras de Leonardo Da Vinci. Escolheu-se esteartista, pois, foi um dos nomes de mais destaque do Renascimento. Leonardo daVinci (1452-1519) era matemático, engenheiro, anatomista e pintor, consideradoum verdadeiro gênio da época. O principal objetivo do trabalho foi investigarem uma das suas obras mais notáveis na pintura, Monalisa (1505) e em umdos seus desenhos, muito famoso, o Homem Vitruviano (1490), se estão ligadas à razão áurea e se contêm retângulos áureos nascomposições. Para início do trabalho desenvolveu-se pesquisas bibliográficas emlivros e internet, em seguida, aprendeu-se construir retângulos áureos e acalcular a razão áurea. Posteriormente, analisaram-se as imagens das obras deDa Vinci e identificou-se onde o artista baseou-se na razão áurea e nosretângulos áureos. Na sequência surgiu a curiosidade de investigar a razãoáurea no próprio corpo, assim, tirou-se as medidas necessárias, tirou-se fotosdos rostos, imprimiu-se e realizou-se os cálculos da razão áurea e desenhou-seos retângulos áureos encontrados. Todas as etapas do trabalho contribuírammuito para ampliar o conhecimento sobre os conceitos matemáticos e como estesestão aplicados na arte e na vida, como também, no crescimento pessoal pelastrocas de experiências ocorridas entre o grupo. Concluiu-se também, que hoje, oconceito de beleza tem relação aos olhos de quem aprecia e não há uma regra quea defina.Palavras-chave: Renascimento; Arte; Matemática; Razão Áurea; Retângulo Áureo; Corpo Humano.

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