Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Jogos e construção de jogos no ensino de Matemática
Jennifer Valleriano Barboza

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Atualmente muitasmetodologias de ensino estão surgindo trazendo possibilidades que podem auxiliar o professor em sua práticapedagógica para o ensino-aprendizagem de Matemática. Em uma dessas metodologiasencontram-se os jogos matemáticos. A utilização do jogo no ensino propicia aoaluno aprender matemática de uma maneira divertida e lúdica. Pode-se dizertambém, que o jogo é uma ferramenta de grande potencialidade no ensino damatemática, pois incentiva o aluno a criar, inventar, construir e se envolvercom a atividade, relacionando o jogo ou a brincadeira com experiências docotidiano. As atividades lúdicas proporcionam ao aluno a fixação do conteúdorepassado pelo professor, bem como o desenvolvimento de novas habilidadesdescobertas por eles. Por meio do jogo, o aluno consegue entender e relacionaros conteúdos vistos, pois aprende brincando e interagindo com os colegas e como professor. Dessa forma o educando não somente aprende os conceitosmatemáticos, mas também forma-se um cidadão, crítico e reflexivo, pois essasatividades propiciam a convivência e por consequência a preparação para a vidaem sociedade. Procurando proporcionar atividades lúdicas, foi proposto aosalunos do 6º ano do ensino fundamental da escola Centro Educacional Seara umtrabalho de construção de jogos o qual foi desenvolvido em conjunto com asdisciplinas de Artes, Ciências Matemática e Educação Física. Em cada uma dasdisciplinas o desenvolvimento foi diferenciado, em ciências os alunos viram adiferença entre cada material utilizado, forma de ser elaborado e o tempo dedeterioração de cada um. Em Artes os alunos confeccionaram brinquedos commateriais recicláveis, em Educação Física confeccionaram brinquedos quedesenvolvam a coordenação motora, equilíbrio e agilidade e em Matemática osalunos compreenderam as formas geométricas, área e perímetro. O desenvolvimentoe a construção de jogos relacionados aos conteúdos abordados na matriz curriculardo ano possibilitando assim, uma aproximação com os conceitos matemáticosatravés dos jogos de maneira lúdica e divertida.Palavras-chave: Metodologias de Ensino; Atividades Lúdicas; Jogo.

Texto completo: PDF