Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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Aprender Matemática Brincando
Aparecida aparecida Cordeiro Tonial

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


O aspecto lúdico é umacaracterística fundamental do ser humano, por isso, podemos dizer que odesenvolvimento da criança está intimamente relacionado com a ação de jogar. Otrabalho com jogos na escola apresenta- se com possibilidade de investigação,pelo aluno, sobre o modo como se dá o seu próprio processo de construção deconceitos matemáticos. Devemos utilizá-los não como instrumento recreativo naaprendizagem, mas como facilitadores, colaborando para trabalhar os bloqueiosque os alunos apresentam em relação ao conteúdo matemático.Na educação matemática, aose propor um trabalho com jogos, visa-se também, desmistificar a matemáticaenquanto uma disciplina maçante, difícil, que envolve somente a memorização.Com esse projeto propõe-se expor reflexões acerca do trabalho com jogos com oterceiro ano do Ensino Fundamental, partindo das experiências pedagógicasvivenciadas no período de prática de ensino. O foco da preocupação tem sido amatemática e o jogo apresentando-se como aliado, pois através do brinquedoa criança aprende sendo livre para determinar suas próprias ações estimula acuriosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, dopensamento, da concentração e da atenção. Os jogos consistem numa simplesassimilação funcional, num exercício das ações individuais já aprendidasgerando, ainda, um sentimento de prazer pela ação lúdica em si e pelo domíniosobre as ações. Portanto, os jogos têm dupla função: consolidar os esquemas jáformados e dar prazer ou equilíbrio emocional à criança. É necessário formarcidadãos matematicamente alfabetizados - inteligentes para resolver problemascotidianos. A aprendizagem através de jogos, como bingo, boliche, memória eoutros permitem que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e atédivertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar aslacunas que se produzem na atividade escolar diária. Jogar não é estudar nemtrabalhar, porque jogando, a aluno aprende, sobretudo, a conhecer e compreendero mundo social que o rodeia. Os jogos são educativos, sendo assim, requerem umplano de ação que permita a aprendizagem de conceitos matemáticos e culturaisde uma maneira geral.Já que os jogos em sala de aula são importantes, devemosocupar um horário dentro de nosso planejamento, de modo a permitir que oprofessor possa explorar todo o potencial dos jogos, processos de solução,registros e discussões sobre possíveis caminhos que poderão surgir. Os jogospodem ser utilizados pra introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o alunopara aprofundar os itens já trabalhados. Devem ser escolhidos e preparados comcuidado para levar o estudante a adquirir conceitos matemáticos de importânciae desenvolvendo o raciocínio lógico. Devemos utilizá-los não como instrumentosrecreativos na aprendizagem, mas como facilitadores, colaborando para trabalharos bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdosmatemáticos.  Palavras – chave: Ludicidade- Jogos- Educação Matemática - Aprendizagem

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