Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Aprendendo Matemática - Brincando de comprar
Terezinha Ferreira

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Com o intuito de desenvolvervariadas atividades matemáticas para estimular o raciocínio lógico e odesenvolvimento mental, a Escola de Educação Básica Madre Terezinha Leoni,localizada em Videira, Santa Catarina, desenvolveu atividades com os alunos dasegunda série do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, entre elas um comérciolocal. Durante a realização do projeto as decisões da sala de aula estavam voltadasao consumo com responsabilidade. As crianças aprenderam que antigamente aspessoas faziam troca, pois não havia dinheiro, era o escambo. Trocavam galinhapor café, colhiam frutas para trocar por tecidos entre outros, somente a partirde 1889 o comercio de mercadorias passou a utilizar moedas e cédulas, sendo queaté hoje no Brasil foram nove tipos de cédulas, utilizando nos dias de hoje, chequese cartões de crédito. O objetivo do trabalho foi criar condições para que oeducando pudesse refletir a respeito do uso consciente do dinheiro,considerando a responsabilidade social ética. No desenvolvimento do trabalhocada grupo montou um supermercado com embalagens de produtos consumidos em seudia a dia, para então expor as mercadorias para a turma, onde uns vendiam eoutros compravam, realizando comércio. Com as atividades houve o controleescrito de listagem de compras, bem como pagamento e aprendizado do valor dasmercadorias, sendo utilizados cédulas e leitor de códigos de barra fictícios ecalculadora. Neste trabalho observamos o crescimento do aprendizado do aluno àvida, pois ele conseguiu compreender que o consumo faz parte da natureza humanae com um dominó feito de caixa de leite e figuras de brinquedos, puderamassociar mercadorias a valores.  Ao terminodo trabalho, pode-se perceber que a criança pode discernir que há a necessidadede se consumir conscientemente. A matemática com suas tabelas, gráficos,adição, subtração, multiplicação, divisão, análise de dados e alguns tópicos damatemática financeira, foram indispensáveis para a reflexão sobre o valor dascoisas do mundo que o cerca, pois para tornar-se cidadão autônomo, deve-seaprender desde cedo a participar do planejamento econômico familiar, dando importânciaao hábito de economizar e gerando consciência de investimentos em qualidade devida.  Palavra– chave: dinheiro, habilidades matemáticas, consumo e responsabilidade.

Texto completo: PDF