Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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MATEMÁTICA DA MOENDA DE CANA A FABRICAÇÃO DA CACHAÇA
Laercio Day

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Este trabalho tem porobjetivo ressaltar a importância da aplicação de modelos matemáticos para arepresentação de situações reais e estimular o nosso interesse enquanto alunospelo conteúdo matemático escolar por intermédio de atividades do cotidiano e nospermitir uma atividade de investigação e pesquisa. Esse trabalho consiste naconstrução de uma moenda de cana com motor. Para isso pegamos ummotor de 1700 RPM (rotações por minuto),fizemos uma redução por meio de engrenagens (5 grandes e 5 pequenas) até chegara 30 RPM O motor gira uma caixa de redução, na entrada tem 1700 rpm e na saídadela tem cerca de 30 rpm, na caixa de redução é acoplada mais uma engrenagemque gira outras 3 e essa três giram três eixos um em cima e os outros dois embaixo, no meio desses eixos a cana é colocada e sai exprimida e o seu caldo saiem baixo em um recipiente, nesse processo de redução foram utilizadas fórmulastrigonométricas e outras relações matemáticas. Após a construção da moendapassamos a explorar a fabricação de uma bebida tipicamente brasileira. O processo de fabricação de Aguardente de Cana-de-açúcarpode ser explicado a partir das seguintes etapas: recepção e pesagem da cana,pré-limpeza, moagem, fermentação, destilação, envelhecimento, envasamento earmazenagem. Ainda que a fabricação de Aguardente de Cana-de- Açúcar possaparecer à primeira vista um processo simples, ele requer como qualquer outroprocesso industrial uma prática intensa e largos conhecimentos técnicos. Nessaparte de produção de aguardente de cana foi explorado todo o contextomatemático para a produção de trezentos litros, utilizando alguns modelosmatemáticos específicos. Este projeto permite determinar a relação entre osquilos de cana e a quantidade de suco, bem como, a relação entre a quantidadede suco e cana e os litros de aguardente produzidos, também permite desenvolveros conteúdos de regra de três, porcentagem, equação e funções de 1º grau erepresentação gráfica. Ao final podemos concluir que a realização do trabalhofoi uma exce­lente ferramenta de perceber a relação da matemática comdiferentes contextos de nosso dia a dia e de outros temas.Palavras-chave: Moenda; Aguardente; Matemática.

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