Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
MATRIZES LÓGICAS COM USO DE MATERIAL ADAPTADO
ENI MARIANI GIOTTO

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Matriz Lógica é um instrumento usado para estimular no sujeitohabilidades que permitam um melhor desenvolvimento da estrutura cognitiva.Proporciona ao educando fazer descobertas e exercitar o raciocíniológico analisando possibilidades, ou seja, a capacidade de encontrar o padrãoestabelecido nas imagens dispostas na matriz e deduzir qual imagem completa oconjunto. Começa fácil, mas vai avançando gradativamente conforme os avanços decada aluno. Esse recurso adaptado fortalece o vínculo com oensino e com o aprendizado, oportunizando o acesso ao conhecimento. Oobjetivo do jogo é trabalhar a observação, a atenção, o simbólico, a textura, aclassificação, a seriação, a memorização, a assimilação, a sequência lógica, alocalização na linha e na coluna, os valores, as semelhanças e as diferençasentre as peças. O jogo é composto por uma matriz de duplaentrada (tabuleiro), sessenta embalagens com adaptação (cores e texturasdiferentes), em uso individual do seu tabuleiro, cinquenta cédulas de valoresdiferentes sendo dez de cada valor, um cubo mágico, dois dados contendo nasfaces valores de cédulas e texturas diferentes. A faixa etária indicada para ojogo é de 10 a 17 anos, atendendo as necessidades de cada um e auxiliando nasdificuldades de aprendizagem. Todo o material do jogo é colocado sobre umamesa, iniciando pelo tabuleiro mais fácil, usando a matriz de dupla entrada (tabuleiro), colocando as embalagens dosatributos nos espaços externos do tabuleiro em cima e à esquerda. Essetabuleiro será formado por cinco linhas e cinco colunas. Após a colocação dosindicadores o jogador retira do cubo mágico duas tampinhas e as mesmas terãocores. Nesse momento deverá ser observado em qual linha e coluna serãocolocadas as tampinhas e assim sucessivamente até não haver mais peças a seremcolocadas. Avançando substituem-se as tampinhas por embalagens com texturas e ocubo por dois dados contendo as texturas e os valores, onde os mesmos serãoutilizados em cada jogada pelo jogador.Esse valor é retirado dos copos quecontém as cédulas, e vão sendo acumuladas junto ao jogador para ser feita asomatória no final da atividade. As atividades de sequência lógica e matriz dedupla entrada exigem atenção e concentração, conduzindo assim, a aprendizagem eo desenvolvimento de diferentes habilidades. Por ser um jogo que vai aoencontro das necessidades reais do educando, possibilita inúmeras alternativasauxiliando no desenvolvimento da atenção, organização e concentração,melhorando assim a qualidade da aprendizagem do educando.Palavras- chave: Raciocínio; Atenção; Concentração; Aprendizagem.

Texto completo: PDF