Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Bananática
Lia Zomer, Isolete Berri Martinelli

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


O Projeto “Bananatica” teve inicio no ano de 2012 na turma da OficinaProtegida Terapêutica da APAE de Taió, juntamente com a professora Lia Zomer eestá tendo continuidade neste ano letivo de 2013. O presente trabalho tem comoobjetivo abordar conceitos matemáticos, explorando números referentes á fruta,como também queremos aprofundar, sistematizar e ampliar os conhecimentos sobrea banana, um fruto tão saboroso e comum em nosso meio. Quando falamos sobrecomida, nem sempre imaginamos a dimensão histórica e cultural que um simplesfruto pode ter. No caso da banana, o fácil acesso a esse gênero alimentício semostram como um das mais típicas características da economia cultural.Utilizamos como ferramenta de trabalho: a pesquisa em mercados da cidade paracoleta de dados e representamos estes dados através de gráficos. Outro recursoutilizado foi os encartes de mercado para confecção de cartazes comrepresentação de preços. A receita de bolo foi utilizada para trabalharmosmedidas e quantidades, as esculturas com massa de biscuit para a confecção depequenas bananas para a exploração da criatividade. E para descontrair,colhemos no pomar da escola um cacho de banana e passamos de sala em salapedindo para os alunos e professores descobrirem quantas bananas havia nocacho, cobramos por cada palpite o valor simbólico de R$ 0,50 e o ganhadorteria direito a uma cesta de produtos confeccionada pelos alunos da oficinaPedagógica e o dinheiro arrecadado foi utilizado para as despesas do nossoprojeto. Este trabalho possibilitou aos alunos a compreensão de váriassituações fazendo com que eles construíssem conhecimentos com postura uma cientifica.E dessa maneira observou-se que trabalhar de forma dinâmica tornou as aulasmais atrativas, divertidas e os conteúdos foram absorvidos de formas maisclaras. Consideramos, sem dúvida que o grande "facilitador" denosso projeto foi a prática, pois foi através dela que os alunos conseguiramfazer uma ponte do abstrato para o concreto. Palavras chave:Banana, Matemática e Criatividade.

Texto completo: PDF