Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
É "Nóis" Nos Gráficos
Fabiula Grasiela Brandt

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Estetrabalho foi elaborado procurando organizar atividades envolvendo o tema“Conhecendo-me, Conheço o Outro” como apoio ao ensino de alguns tópicosfundamentais da Estatística e Teoria dos Conjuntos. Para tanto, teve-se a ideiade trabalhar algo diferente do usual utilizando materiais reaproveitadosencontrados na própria escola como palets, caixas de papelão, pneus para acriação dos gráficos e os diagramas. É importante que as práticas e osconteúdos de sala de aula estejam em sintonia com as exigências do mundo em quevivemos, para que a educação não seja algo distante da vida dos alunos, mas aocontrário, seja parte integrante de suas experiências para uma existênciamelhor. Por isso objetivando desenvolver procedimentos estatísticos, como:elaborar tabelas e gráficos, comunicar resultados e trabalhar com Diagrama deVenn através de seus próprios dados, gerando um perfil desses estudantes da 1ªSérie do Ensino Médio Inovador. Por esse motivo que a turma conjuntamentedecidiu pelo nome do projeto com a palavra “nóis” no lugar de nós, utilizandouma linguagem peculiar dos adolescentes atualmente. A metodologia ocorreu daseguinte forma: Explanação do Projeto: em um primeiro momento o professor sedirigiu a turma aprofundando o tema. Objetivo da Pesquisa: a turma reunidadecidiu pelo seguinte objetivo de pesquisa: criar um perfil dos estudantes daprimeira série do Ensino Médio Inovador. Instrumento de Pesquisa: as perguntasdeveriam ser de curiosidade e para identificar diversas característicaspessoais dos alunos. Foram então elaboradas questões básicas, curtas eobjetivas. Tabelas e Gráficos: Tabelas organizam informações em linhas ecolunas, enquanto gráficos usam imagens (barras, setores, linhas ou elementospictóricos). Utilizando materiais de reaproveitamento e outros, a turmadividida em equipes organizaram tabelas e gráficos.. Analise dos dados:Questionaram-se cujas respostas possam ser deduzidas das representações,analisando criticamente os gráficos. Relatório: e por fim foi desenvolvido umrelatório final sobre o projeto desenvolvido. Através da pesquisa foi possívelcriar um convívio melhor entre os próprios alunos,  através do trabalho coletivo. Quanto aosmatérias reciclados, nos últimos anos a educação ambiental tem estado em pautanas diversas regiões do planeta, o que agregou uma consciência ecológica aotrabalho, partindo do pressuposto de reutilizar e não criar por criar. Ainserção de objetos pertinentes ao dia a dia despertou a curiosidade o que fezeles criarem uma relação mais íntima com o trabalho realizado.Palavra-Chave:Gráficos; pesquisa; reaproveitamento.

Texto completo: PDF