Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
AQUI TEM MATEMÁTICA
Ju Elena Pereira

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Para muitaspessoas estudar matemática, calcular e raciocinar nem sempre é uma açãoagradável de fazer. Por isso enquanto escola é importante que tanto o professorda disciplina como os alunos quebrem a barreira dessa dificuldade e transformemos momentos da aula de matemática prazerosos e de entendimento de que osconteúdos matemáticos  estudados podemser aplicados no dia a dia e que as ações das pessoas das mais simples a maiscomplexa reside o significado matemático na sua execução. A formação matemáticaem qualquer nível propicia ao ser humano maior facilidade em elaborarestratégias para encontrar as soluções ou vislumbrar diferentes caminhos para aresolução de problemas quer seja na escola ou no seu dia-a-dia, transformandoessa prática num valioso instrumento para desenvolver e sistematizar osconhecimentos matemáticos apreendidos e sem dúvida permitindo que os conteúdosdesenvolvidos na escola tornem-se significativos a partir da aplicabilidade nasexperiências vividas. Assim o projeto Aqui tem Matemática fundamentou-se no objetivogeral de demonstrar através de situações do cotidiano da família como amatemática é importante e significativa para todos. Apresentou ainda osobjetivos específicos de entender de que a matemática é necessária para a vidaem sociedade e para a compreensão de mundo; reconhecer o uso da matemática nasmais variadas áreas do conhecimento; compreender que a matemática desenvolvecompetências e aprimora o raciocínio; demonstrar o rigor e a concisãomatemática nas atividades lúdicas e por fim aplicar o conhecimento matemáticocontextualizando-os nas atividades do dia a dia da família. Para a realizaçãodo projeto partiu-se de situações que envolvessem a matemática praticada pelafamília, quer seja na profissão dos pais ou em tarefas simples de casa seguindoas etapas: discussão e registro em sala de aula do relato das situaçõestrazidas pelos alunos e algumas delas pela própria família; análise do uso defundamentos matemáticos em cada situação; aplicação dos conteúdos matemáticospelo professor partindo do senso comum para o científico em cada situaçãoapresentada. Durante o trabalho percebeu-se de que os alunos nos momentos dasdiscussões e registros das atividades perceberam que a matemática está presentena maioria das tarefas realizadas pelo ser humano. Isto é, na ação mais simplesde rebocar uma parede de 1m² até a geometria e balanceamento de veículos elafaz parte do cotidiano. Constata-se assim de que o projeto Aqui tem Matemáticaapresentou resultados expressivos, enfatizando-se ainda a participação eenvolvimento dos alunos e que o trabalho oportunizou uma aprendizagemsignificativa mostrando que a disciplina de matemática está presente no dia adia auxiliando em muito na resolução de problemas.  Palavras-chave: Sensibilizaçãomatemática. Aplicação de conceitos. Educação matemática.

Texto completo: PDF