Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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É Hora de ... Aprendendo com o relógio
Andreia Aparecida Scheuermann, ela Aparecida Scheuermann

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Já pensou como o relógio influenciaem nossas vidas? Costuma-se olhar constantemente para ele nas atividades diárias,de tal modo que torna impossível viver sem. Neste sentido, o objetivo dopresente projeto, é explorar as situações matemáticas cotidianas visando oreconhecimento dos números, a construção de conceito sobre as horas em relaçãoa espaço e tempo. O projeto “É HORA DE... APRENDENDO COM O RELÓGIO” foidesenvolvido pela professora Andréa Scheuermann, com os alunos que participamdo atendimento AEE. Partindo da dificuldade das crianças com deficiênciaIntelectual em localizar-se no tempo e no espaço, devendo ter estas uma rotinae organização das atividades. O projeto desenvolveu-se em período extraclasse,na Sala de Recursos Multifuncionais, pelos alunos portadores de necessidadeeducativa especial. Exige alguns pré-requisitosprimeiro é necessário perceber o ciclo do dia: eu acordo de manhã e há umasequência de acontecimentos que passam, até que a luz se vai perdendo, ficaescuro, o que assinala a noite e o fim do dia – hora de ir deitar.Paralelamente a criança começa a perceber que os acontecimentos se ligam tambémna sua vida (nas suas vivências do dia-a-dia), que há um antes e um depois. Aproveita-separa trabalhar as horas, os números e ponteiros dentro do relógio, partindo dapercepção do ciclo do dia dos alunos, que há uma sequência de acontecimentosrealizados diariamente. Aproximar o conhecimento matemático escolar da vivênciado educando foi, e esta sendo, fundamental para a aprendizagem do conteúdoexplorado. Organizou-se um quadro individual para que fossem registradas emhoras, as atividades que cada um realizava em um dia. Assim os alunos entravamem contato com o numeral e o valor relativo em horas. Após este trabalho foiconstruído um relógio, onde pudessem manipular e dialogar sobre o tempo que osponteiros propusessem. A exploração do reconhecimento numérico de 5 em 5, foifundamental para sistematizar os minutos e quanto falta para, conceitoeste que se usa em diversas situações problemas. Outro apoio foi realizar umpasseio pelo centro de Capinzal, utilizando o transporte urbano coletivopodendo observar o tempo usado para chegar até o centro, os horários dotransporte (chegada e saída), observar o painel eletrônico, que consta orelógio digital no centro da cidade e outros pontos importantes. Percebe-se quea matemática, o jogo dos ponteiros estavam ali, a todo o momento e as situaçõesproblemas envolvidas no dia a dia era de suma importância. Podemos dizer que noprocesso deste projeto, que não se esgotava no trabalho AEE, os educandosestavam realmente estimulados no desenvolvimento das atividades compreendendoalguns conceitos necessários para o aprendizado das horas. Palavras chaves: Hora,Aprendizagem, Sala de Recursos Multifuncionais. 

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