Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
O grande livro da origem dos números
Fernanda Alves Medeiros Alves Besouchet Martins

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


No ano letivo de 2013, a disciplina de Matemáticado 6º ano começou com discussões (verdadeirasconjecturas) sobre como amatemática “aconteceu” e alcançou o status que tem nos dias de hoje. Amatemática surgiu e existe, não vivemos sem ela: isso é fato!Mas quando elasurgiu? Como? Onde? E a curiosidade aguçada pelas discussões deixou-nos umaconclusão: a história da matemática é um tipo de amálgama que envolve oconhecimento matemático e a própria trajetória da humanidade desde o seusurgimento. A civilização da qual fazemos parte e o nosso modo atual de viversó atingiram o estágio no qual nos encontramos porque, ao longo de suatrajetória, o homem reuniu conhecimentos variados a respeito do mundo físico,dominou-os e colocou-os em prática a nosso favor. Desde a energia elétrica aoscomputadores de última geração, de objetos cotidianos a equipamentos avançados,de simples construções às mais arrojadas arquiteturas, a matemática se fazpresente, seja na concepção ou na produção. E esses conhecimentos matemáticosvêm sendo desenvolvidos, pelo menos, desde os últimos quatro mil anos,intensificados a partir do século XVII. Assim, pode-se afirmar, sem exageros,que o mundo em que vivemos precisa da matemática, apesar de sabermos que muitaspessoas nem desconfiam disso. Durante as aulas, discutimos sobre os aspectosessenciais da matemática: ciência ou linguagem? Após debates, observamos que éum pouco de cada, pois registrando e comunicando ideias com seus símbolos elamostra seu caráter de linguagem e tratando do desenvolvimento de conceitos,prevalece seu caráter de ciência. Sendo assim, arriscamos concluir que ela éuma “Ciência-Linguagem”! Os alunos observaram que as aulas de matemática setransformaram em verdadeiras aulas de história, e perceberam que essa matemáticade hoje, que eles utilizam com tanta propriedade, foi pensada e desenvolvidapor pessoas como eles. Analisamos alguns sistemas de numeração, especialmente ohindo-arábico, o mais utilizado na atualidade, comparando suas característicasespecíficas (organização, simbologia, operações,). A partir dessas pesquisasproduzimos textos informativos, organizados nesse trabalho. O livro foiutilizado por outras turmas e participou da I Feira do Livro do Colégio VillaOlímpia, o que nos motivou a participar da Feira de Matemática, para que maispessoas conheçam a Matemática sob essa perspectiva sócio-histórica e, segundoGauer (2004, p. 27), possam perceber que é possível mostrar a Matemática como“... ciência feita pelo aluno, ao invés de ser dada pelo professor”.Palavras-chave: História da Matemática; Ciência matemática; Linguagem Matemática; Sistemas de Numeração.

Texto completo: PDF