Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Matemática das Bicicletas
Guido Kindel

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


A Matemáticaestá presente em todas as coisas, e a curiosidade humana é o que move o mundo globalizadoem que vivemos. Mundo este, que depende de boas ações e idéias para seguirsustentável. Ao pensar em Matemática, geralmente pensamos em uma matériametódica e sem muitas práticas. Mas quando trabalhamos com projetos, tudo ficamais divertido e estimulante, ainda mais quando o mesmo tem relevância social,com o uso da bicicleta na comunidade. Antigamente, a bicicleta era conhecidacomo agitador de ossos, pelo fato das rodas serem de madeira e as estradas deparalelepípedo. Hoje utilizamos desde as mais simples até as mais modernas comoinstrumento de trabalho e lazer, e por pensarmos na importância para a saúdehumana que a bicicleta pode proporcionar e visando um projeto que obtivesserelevância social, por sua troca pelos transportes motorizados econseqüentemente redução de efeito estufa, é que se intencionou estudá-la comoobjeto de pesquisa para a Matemática que tem sido desde os tempos antigos amatéria mais utilizada diariamente. Nessa perspectiva, intencionamos unir esteobjeto que tanto adoramos aos conceitos e conteúdos matemáticos estudados no 8ºAno do Ensino Fundamental. Estudar conteúdos matemáticos com auxílio de umprojeto embasado na bicicleta faz com que se obtenham conhecimentos como alturacorreta do banco, tamanho e metragem percorrida pela roda, tamanho do quadro dabicicleta, distância percorrida, comprimento da coroa da bicicleta, comprimentoda catraca. Para estes, serão utilizados área e circunferência, Teorema dePitágoras, unidades de medida e altura, velocidade média, perda calórica em umahora de exercício com a bicicleta que estimula uma vida saudável, área ecomprimento de circunferência, sistema de equação de 1º grau com duasincógnitas, entre outros conceitos estudados nesta série. Apresentaremos tambéminformações e curiosidades sobre as bicicletas através de situações problemaque demonstraram a importância das funções das peças, bem como o desempenho dediferentes acessórios. Este projeto visa então unir o útil ao agradável namatemática, e demonstra que pode ser muito instrutivo para a curiosidade quenos move a adquirir conhecimentos Matemáticos. E tudo isso com o auxílio dabicicleta.Palavra-chave: Matemática; Bicicleta; Curiosidade.

Texto completo: PDF