Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Os Números da Nossa Escola
Margaret Dalabeneta

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Abra jornais ou revistas, acompanhe os noticiários dorádio, da televisão ou na internet. Com certeza você vai encontrar muitassituações relacionadas a dinheiro, saúde, economia, educação, …, enfim,números. Números que apontam as mais diversas situações-problema que nosdeparamos todos os dias. Em nossa escola os números também estão presente e nãosomente no número de alunos, professores, funcionários, salas, carteiras, …,mas, em muitas situações que até a realização da nossa pesquisa de campo nãohavíamos nos percebido. Por exemplo: qual a quilometragem percorrida pelosônibus do transporte escolar diariamente; quanto tempo o aluno permanece noônibus para chegar à escola; qual o consumo do gás de cozinha para o preparo damerenda escolar; quantos alunos se alimentam dessa merenda no período diurno;qual a quantia de merenda que é descartada diariamente por não ter sidoconsumida pelos alunos; quanto de água potável é consumida pelos alunos noperíodo de quatro horas que permanecem na escola; onde os alunos descartam oseu lixo da sala de aula e do recreio; qual a média de folhas de caderno gastasem um período de aulas para fazer bilhetes e/ou aviõezinhos; quantas lâmpadasfluorescentes possui nossa escola; qual o consumo mensal de energia elétricapela escola;... . Enfim, são muitos os números que nos rodeiam e assim,instigados pela professora elaboramos um questionário para ser aplicado comcada turma da Educação Básica do período diurno da escola. Nosso objetivo ébuscar informações e a compilação dessas para a construção e posteriorapresentação em gráficos de colunas e de setores. Para tanto, fomos divididosem grupos e cada grupo ficou responsável pela aplicação do questionário por nóselaborado em cada turma da Educação Básica do período diurno. Ao todo, foramouvidos 364 alunos e a partir dessas informações da pesquisa de campo,iniciamos nosso trabalho em sala de aula. Compilamos os dados, primeiro de cadaturma e depois de cada item do questionário de todas as turmas. Desenvolvemostabelas, utilizamos as operações básicas e a regra de três. Envolvemos númerosinteiros e racionais. Transformamos porcentagem em graus. E assim, com tantosdados e informações, nosso trabalho foi se concretizando e a socialização destenos leva a refletir sobre nossas ações neste período de quatro horas quepermanecemos na escola. Mesmo com tanto que já nos foi falado e trabalhadosobre as questões ambientais, podemos perceber pelos números no trabalhoapresentado, que ainda precisamos rever nossas atitudes se queremos que nossaescola seja autossustentável.   Palavras-chave: Cálculos;Gráficos; Números; Sustentabilidade.

Texto completo: PDF