PARA ALÉM DAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS: RESULTADOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DOS ACADÊMICOS DE CONTABILIDADE

Resumo

Este estudo teve o objetivo de investigar em que nível os resultados de aprendizagem preconizados nas Normas Internacionais de Educação (NIE) sobre: – Competências Técnicas (NIE2), – Habilidades Profissionais (NIE3) e– Valores, ética e atitudes profissionais (NIE4) são proporcionados pelas Instituições de Ensino Superior (IES), segundo a percepção dos alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, elaborado com base nos resultados de aprendizagem propostos nas NIE 2, 3 e 4. A amostra pesquisada foi de 170 alunos de IES do Estado do Paraná. Os dados foram submetidos à análise fatorial confirmatória e cálculo das médias com intervalos de confiança ao nível de 95%. Os achados da pesquisa revelam que a aprendizagem sobre Valores, ética e atitudes (NIE 4) são percebidas com mais ênfase em relação às Competências Técnicas (NIE 2) e Habilidades Profissionais (NIE 3), demonstrando que as aprendizagens proporcionadas pelas IES estudadas vão além dos conhecimentos técnicos e que fornecem ampla formação aos seus alunos, pautada em todas as esferas da competência profissional. Os resultados obtidos neste estudo constituem um fragmento na construção do conhecimento na área de ensino em contabilidade, especificamente em relação às Normas Internacionais de Educação. Sua principal contribuição foi de fornecer um panorama às instituições de ensino e aos alunos, dos resultados de aprendizagem que tem sido mais enfatizado na graduação, sob os pressupostos das Normas Internacionais de Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Fev 23, 2022
Como citar
BETTIN SANTANA, Juliane Regina; MARQUES, Claudio. PARA ALÉM DAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS: RESULTADOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DOS ACADÊMICOS DE CONTABILIDADE. Revista Universo Contábil, [S.l.], v. 16, n. 4, p. 159-176, fev. 2022. ISSN 1809-3337. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/7795>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2020428.
Seção
Seção Nacional

Palavras-chave

Normas Internacionais de Educação, Resultados de Aprendizagem, Competências Profissionais, Ensino, Contabilidade.