DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL

  • Cleyde Cristina Rodrigues Caetano Universidade Federal de Uberlândia
  • Tatianne Aparecida de Oliveira Cardoso Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia
  • Sheizi Calheira de Freitas Universidade Federal da Bahia

Resumo

Os últimos anos têm sido marcados por uma evolução no número de matrículas nas instituições de ensino superior, com destaque aos cursos oferecidos na modalidade a distância, os quais atualmente detêm quase 16% de todas as matrículas. Com o objetivo de acompanhar a qualidade da formação ofertada pelas instituições de ensino, o Governo Federal instituiu em 2004 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avalia o desempenho dos graduandos em função dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo verificar se existe diferença significativa entre as notas dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis das modalidades de ensino a distância e presencial, resultantes do ENADE de 2009, uma vez que as informações sobre a variável modalidade de ensino relativa ao ano de 2012 não foram disponibilizadas nos microdados pelo INEP. A partir de uma amostra de 75.749 estudantes de contabilidade, sendo 5.360 referentes à modalidade de ensino a distância e 70.389 ao ensino presencial, foram aplicados testes de regressão simples e múltipla e o teste não paramétrico de Mann-Whitney para realizar a comparação das notas entre as duas modalidades. Verificou-se que as notas dos alunos dos cursos a distância apresentam-se estatisticamente inferiores às notas dos alunos dos cursos presenciais. Esses resultados sugerem diferenças na qualidade do ensino e a necessidade de acompanhamento do desempenho dos estudantes da modalidade EaD, haja vista a expansão quantitativa que ela vem alcançando no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Fev 11, 2016
Como citar
CAETANO, Cleyde Cristina Rodrigues et al. DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL. Revista Universo Contábil, [S.l.], v. 11, n. 4, p. 147-165, fev. 2016. ISSN 1809-3337. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5047>. Acesso em: 29 mar. 2023.
Seção
Seção Nacional

Palavras-chave

Ensino Superior; Ciências Contábeis; Ensino presencial; Ensino a Distância.