SUSTENTABILIDADE DA INDÚSTRIA MINERAL NO MUNICÍPIO DE PEDRA LAVRADA - PB: UM ESTUDO A PARTIR DO USO DO ISM-ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DA MINERAÇÃO

  • Fernanda Assis Dantas Universidade Federal de Campina Grande
  • Lúcia Santana Freitas Universidade Federal de Campina Grande - PB
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20142144-160

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o nível de sustentabilidade da indústria mineral do município de Pedra Lavrada – PB, a partir do Índice de Sustentabilidade da Mineração - ISM, proposto por Viana (2012), com o uso de indicadores nas dimensões econômicas, sociais e ambientais, com aferição em três empresas de mineração de maior representatividade para o município, como também analisando a percepção das comunidades no entorno. A pesquisa desenvolvida tem caráter exploratório e descritivo, de natureza quali-quantitativa, está orientada sob o método de estudo de caso, com pesquisa de campo e observações não participantes. Como resultados, constatou-se que o ISM da atividade mineral no município de Pedra Lavrada– PB alcançou o índice de 0,38, que classifica-se como insustentável. Algumas empresas, entretanto, conseguiram ficar acima dessa média, mesmo assim, mostram-se insustentáveis nas três dimensões. Apesar da importância da atividade para o município, não existem ações que propiciem o desenvolvimento desta atividade nos preceitos da sustentabilidade.

 

Publicado
Jun 30, 2014
Como citar
ASSIS DANTAS, Fernanda; FREITAS, Lúcia Santana. SUSTENTABILIDADE DA INDÚSTRIA MINERAL NO MUNICÍPIO DE PEDRA LAVRADA - PB: UM ESTUDO A PARTIR DO USO DO ISM-ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE DA MINERAÇÃO. Revista Universo Contábil, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 144-160, jun. 2014. ISSN 1809-3337. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4113>. Acesso em: 09 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20142144-160.
Seção
Seção Nacional

Palavras-chave

Indústria mineral, indicadores de sustentabilidade, Pedra Lavrada.