NOVAS EVIDÊNCIAS DA RELAÇÃO ENTRE MEDIDAS TRADICIONAIS DE DESEMPENHO E AQUELAS BASEADAS NA GERAÇÃO DE VALOR A PARTIR DO CUSTO DE CAPITAL

  • Silvana Dalmutt Kruger Unochapecó
  • Sérgio Murilo Petri UFSC
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20142125-143

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar a relação entre os indicadores tradicionais de desempenho LPA, VM, ROE, ROA, com o EVA e o MVA que consideram o custo do capital investido para medir a geração de valor aos investidores.  O estudo tem como amostra 196 empresas listadas na BM&FBovespa, com dados do período de 2000 a 2010 disponíveis na base do Economática®. De posse dos dados foi utilizada uma estimativa econométrica de painel dinâmico, por meio do estimador Método dos Momentos Generalizados - GMM de Arellano e Bond (1991) e do software EViews. Foram testadas as hipóteses de relação entre a variável dependente MVA com as variáveis independentes EVA, LPA, ROA, ROE e VM. Os resultados evidenciaram que há relação entre as variáveis EVA, LPA e VM com o MVA das empresas. No entanto, não foi possível confirmar a relação entre ROA, ROE com o MVA das empresas da amostra por meio da análise de dados em painel, conforme o Modelo de Arellano e Bond (1991). Corrobora-se com estudos anteriores ao considerar um modelo estatístico que corrige a heterocedasticidade dos dados, e a análise de autocorrelação entre as variáveis. Os achados provocam a discussão sobre a eficiência da utilização de indicadores tradicionais de desempenho como o ROE, ROA, LPA e VM frente às medidas baseadas na geração de valor considerando o custo de capital, como o EVA e o MVA. De modo geral, os resultados sustentam a base teórica da importância da utilização do EVA e do MVA para medir o retorno dos investimentos e a geração de valores aos acionistas, servindo como indicativos preditivos para a gestão empresarial.

 

Publicado
Jun 30, 2014
Como citar
KRUGER, Silvana Dalmutt; PETRI, Sérgio Murilo. NOVAS EVIDÊNCIAS DA RELAÇÃO ENTRE MEDIDAS TRADICIONAIS DE DESEMPENHO E AQUELAS BASEADAS NA GERAÇÃO DE VALOR A PARTIR DO CUSTO DE CAPITAL. Revista Universo Contábil, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 125-143, jun. 2014. ISSN 1809-3337. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4039>. Acesso em: 09 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20142125-143.
Seção
Seção Nacional

Palavras-chave

EVA. MVA. Dados em painel.