PERCEPÇÃO DOS IMPACTOS DA ADOÇÃO DAS IFRS NA CONTABILIDADE GERENCIAL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CONTABILIDADE

  • Kleber Domingos de Araújo Universidade Federal de Goiás / UFG
  • Edgard Bruno Cornacchione Jr. Universidade de São Paulo
  • Luciane Reginato Cornacchione Universidade de São Paulo
  • Janilson Antônio da Silva Suzart Universidade de São Paulo / USP
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20142105-124

Resumo

Com a adoção das IFRS estima-se que as práticas e/ou a forma de analisar e interpretar as informações contábeis gerenciais sejam influenciadas. A substituição de uma contabilidade baseada em regras societárias e fiscais por uma que utiliza princípios e que, até então, a intervenção brasileira tem-se mantido isenta da influência fiscal, transformou a contabilidade financeira praticada no Brasil, pelo menos no que tange as sociedades anônimas e assemelhadas. A literatura internacional descreve que o processo de convergência das normas contábil-societárias nacionais ao padrão IFRS tem propiciado um processo de integração entre a contabilidade gerencial e a financeira. A pesquisa procurou dimensionar, através de uma amostra não probabilística em três grandes regiões brasileiras, a percepção dos professores de pós-graduação acerca dos impactos das IFRS na contabilidade gerencial e o modo pelo qual esses impactos devem ser orquestrados na prática docente. Utilizou-se a pesquisa qualitativa exploratória, com entrevistas compostas por questões abertas e semiestruturadas. Após a coleta e organização dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo por meio da análise categorial de palavras, díades e tríades, comparando as declarações dos professores da área financeira com as dos professores da área gerencial. Os resultados indicaram que há percepção de aproximação entre a contabilidade financeira e a gerencial por parte dos professores e a necessidade de inter-relação com outras áreas do conhecimento. Adicionalmente, os achados indicaram uma integração gradativa, de longo prazo entre ambas as contabilidades, especialmente no que tange ao papel a ser desenvolvido pelas universidades brasileiras na formação dos contadores.

Publicado
Jun 30, 2014
Como citar
ARAÚJO, Kleber Domingos de et al. PERCEPÇÃO DOS IMPACTOS DA ADOÇÃO DAS IFRS NA CONTABILIDADE GERENCIAL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CONTABILIDADE. Revista Universo Contábil, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 105-124, jun. 2014. ISSN 1809-3337. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4006>. Acesso em: 09 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20142105-124.
Seção
Seção Nacional

Palavras-chave

IFRS; integração; contabilidade financeira; contabilidade gerencial; convergência.