RECURSOS DE CONVÊNIO ENTRE FUNDAÇÕES DE APOIO E UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL: UM ESTUDO DOS ACÓRDÃOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU)

  • Crisley do Carmo Dalto Universidade Federal do Espirito Santo
  • Valcemiro Nossa FUCAPE BUSINESS SCHOOL
  • Antonio Lopo Martinez FUCAPE BUSINESS SCHOOL
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2014206-23

Resumo

Esta pesquisa estuda a tipologia de irregularidades que ocorreram nos contratos administrativos entre as Universidades Federais e Fundações de Apoio no Brasil no período de 2006 a 2010. No referencial, Accountability, Auditoria governamental e a Teoria de Agência são temas revisados. Como caminho metodológico, analisa-se o conteúdo dos acórdãos do TCU relativos aos achados de auditoria nas prestações de contas anuais das Universidades Federais nos contratos executados com Fundações de Apoio. Das irregularidades identificadas, resta claro o desvio de finalidade, decorrentes, fundamentalmente, da fragilidade dos controles internos das Universidades Federais no controle finalístico dos recursos junto às Fundações de Apoio, bem como pelos órgãos fiscalizadores na intensificação de responsabilização dos agentes públicos. Boas práticas como transparência, avaliação e mecanismos de ouvidoria precisam ser incentivadas.

Publicado
Jun 30, 2014
Como citar
DALTO, Crisley do Carmo; NOSSA, Valcemiro; MARTINEZ, Antonio Lopo. RECURSOS DE CONVÊNIO ENTRE FUNDAÇÕES DE APOIO E UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL: UM ESTUDO DOS ACÓRDÃOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU). Revista Universo Contábil, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 06-23, jun. 2014. ISSN 1809-3337. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/3540>. Acesso em: 06 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2014206-23.
Seção
Seção Nacional

Palavras-chave

Accountability; Governança; Fundações de Apoio.