SISTEMA DE MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO, ESTRATÉGIAS GENÉRICAS E SUPORTE DO ECOSSISTEMA DE NEGÓCIOS: efeitos no desempenho de startups

Resumo

Explorar elementos internos (controle e estratégia) e externos (suporte de ecossistemas) que contribuem para o sucesso das startups é uma demanda contemporânea da literatura. Diante disso, o estudo objetiva analisar as combinações entre uso (interativo e diagnóstico) do sistema de mensuração de desempenho (PMS), estratégias genéricas (liderança de custos e diferenciação) e suporte do ecossistema de negócios que levam startups ao alcance de alto ou baixo desempenho. A amostra contempla 101 startups sul brasileiras, e os dados são analisados por meio da fuzzy-set qualitative comparative analysis (fsQCA). Essa técnica permite compreender combinações de condições que são relevantes para determinado output. Os resultados sugerem que nenhuma condição, de maneira singular, é necessária para o alcance do alto desempenho. Entretanto, existem três (seis) combinações de condições que levam as startups a um alto (baixo) desempenho. Isso sugere vários caminhos que apresentam equifinalidade e que as startups se baseiam para alcançar resultados iguais. Os achados contribuem ao explorar as maneiras do uso (interativo ou diagnóstico) do PMS em startups, assim agregando novas evidências para o fluxo de estudos que analisou as práticas e sistemas de mensuração de desempenho nessas organizações. Além disso, o estudo postula a interface assimétrica entre o uso do PMS e as estratégias genéricas de Porter. Para a prática organizacional, são fornecidos insights sobre “receitas” que levam ao sucesso (alto desempenho), além de informações sobre configurações que levam a um fracasso (baixo desempenho). Isso é relevante para que gestores tomem decisões e atribuam ênfase adequada aos controles e a estratégia, dependendo de seu contexto e prioridades.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Dez 31, 2022
Como citar
VASCONCELLOS, Sandra Mara Lazzaretti et al. SISTEMA DE MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO, ESTRATÉGIAS GENÉRICAS E SUPORTE DO ECOSSISTEMA DE NEGÓCIOS: efeitos no desempenho de startups. Revista Universo Contábil, [S.l.], v. 18, p. e2022101, dez. 2022. ISSN 1809-3337. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/10657>. Acesso em: 23 set. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2022101.
Seção
Seção Nacional